Nome da Atividade
ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
CÓDIGO
06730359
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
68
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
68
Ementa
Leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular, propondo um estudo avançado sobre as novas
diretrizes da educação básica brasileira.
diretrizes da educação básica brasileira.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVO: Analisar a Base Nacional Comum CurricularOBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ler criticamente a BNCC;
- Compreender as mudanças realizadas na BNCC através das diferentes versões;
-Analisar as diretrizes indicadas na BNCC;
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018a. BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação da Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018b. BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para elaboração dos itinerários formativos. Brasília, DF: MEC, 2018c. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018d. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997. CÁSSIO, Fernando. A BNCC como política educacional. In: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa. 2019. CORRÊA, Adriana; MORGADO, José Carlos. A construção da base nacional comum curricular no brasil: tensões e desafios. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO COBEDUCA, 4, 2018, Braga. Anais [...]. Florianópolis: Udesc, 2018. v. 3. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/12979. FALLEIROS. I. Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação básica e a construção de uma nova cidadania. In NEVES, in NEVES, L.M.W (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p209-235. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paul: Paz e Terra, 2004. (Coleção Leitura). SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 10a ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea). SILVA, Andréia Ferreira da. Projetos em disputa na definição das políticas de formação de professores para a educação básica no Brasil (1987-2001). Curitiba: Appris, 2018. SOUZA, Antônio Lisboa Leitão da. A conjuntura político-econômica e os desafios da educação no Brasil. In: FRANÇA, Magna; BARBOSA JÚNIOR, Walter Pinheiro (Orgs.). Políticas e práxis educativas. Nata
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2025 / 2 | 200 | 95 |
Ensino de Filosofia (Especialização) |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | Ensino de Filosofia (Especialização) |