Nome da Atividade
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
CÓDIGO
15000268
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina enfoca o conceito de tecnologia e as relações entre desenvolvimento tecnológico e social. A partir disso, reflete-se sobre a ação humana e os conhecimentos envolvidos no processo histórico das transformações tecnológicas, bem como a influência das tecnologias utilizadas no cotidiano. Também aborda-se a presença das diferentes tecnologias no meio acadêmico e profissional dos cursos de Engenharia, enfocando o acesso aos artefatos tecnológicos e a sua utilização nos diferentes contextos sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de Ciência e Tecnologia, bem como a sua relação com as transformações sociais.

Conteúdo Programático

Conceito de Tecnologia.
Relação Desenvolvimento Tecnológico e Desenvolvimento Social.
Sociedade em Rede.
Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • FONSECA, Antonio Angelo Martins da; O`NEILL, Maria Mônica. A Revolução Tecnológica e Informacional e o Renascimento das Redes. Revista de Geociências, Niterói, v. 2, n. 2, p. 26–35, jan./dez, 2001. Disponível em: www.territorios.uneb.br/publicacoes/pdf/revol_centifica_tec_redes.pdf.pdf
  • KLÜVER, Lars; EINSIEDEL, Edna F. Participação pública em Ciência e Tecnologia: influenciar nas decisões e, sobretudo, manter a sociedade informada e engajada. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.12, n.2, maio/ago, 2005. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702005000200013&lng=pt&nrm=iso
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
  • OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Nº18, p. 101-107, Set/Out/Nov/Dez, 2001. Disponível em: www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE18/RBDE18_10_MARIA_RITA_NETO_SALES_OLIVEIRA.pdf
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Mobilidade e personalização como agentes centrais no acesso individual das mídias digitais. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, Ago./Set, 2007. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1350-1.pdf
  • PREECE, Jennifer. et al. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • SCHOR, Tatiana. Reflexões sobre a imbricação entre ciência, tecnologia e sociedade. Scientiae Studia. São Paulo, vol.5, n.3, p. 337-367, 2007. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ss/v5n3/a03v5n3.pdf
  • VILARINHO, Vilma da Silva; ALENCAR, Marlivan Moraes de. Celular: a potência da comunicação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, Set., 2009. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2654-1.pdf

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Engenharia Civil (Bacharelado)

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