Nome da Atividade
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
CÓDIGO
15000269
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina enfoca os conceitos de Ciência e Tecnologia e as relações entre desenvolvimento tecnológico e social. A partir disso, reflete-se sobre a ação humana e os conhecimentos envolvidos no processo histórico das transformações tecnológicas, bem como a influência das tecnologias utilizadas no cotidiano. Também aborda a presença das diferentes tecnologias no meio acadêmico e profissional, enfocando o acesso aos artefatos tecnológicos e a sua utilização nos diferentes contextos sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Trabalhar os conceitos de Ciência e Tecnologia, bem como a sua relação com a formação das civilizações e as transformações sociais, a partir do incentivo à atitudes formativas do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e da pesquisa científica na prática profissional.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Erica, 2014.
  • BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora UFSC, 2011.
  • MIOTELLO, Vademir; HOFFMANN, Wanda A. Machado (Org.). Apontamentos de estudos sobre ciência, tecnologia & sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BAZZO, Walter Antonio (org). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003. Versão on-line disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/introducaoestudoscts.php.
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGIA Y SOCIEDAD da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Versão on-line disponível em: http://www.revistacts.net/archivo

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado)
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 23/04/2024 07:30:51 (consulta levou 0.120873s)