Nome da Disciplina
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
CÓDIGO
16400054
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O mercado de alimentos e bebidas de modo amplo. Gestão de Negócios em Alimentos, Bares e restaurantes. Procedimentos e ética comportamental. Mudanças na indústria de alimentos e bebidas. Leis e normas para profissionais e empresas da área de alimentos. Exigências legais para empresas de alimentos. Códigos sanitários. Qualidade no atendimento ao cliente, abrangendo todo o sistema de alimentos e bebidas desde a produção ao consumidor final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para um correto entendimento do funcionamento administrativo e operacional, assim como do gerenciamento de estabelecimentos ligados à área de alimentos e bebidas. Visa também prover o aluno de subsídios para que entenda toda a dinâmica envolvida dentro do sistema de negócios em alimentos e bebidas.

Objetivos Específicos:
- Aproximar o aluno da área de alimentos e bebidas, maximizando o aprendizado por suscitar interesse nos diferenciais do segmento e contexto mundial atualizado.
- Capacitar o aluno para administrar ou gerir negócios, desenvolver projetos e ter noções de empreendedorismo dentro da área de A&B.
- Tornar o aluno apto a analisar as tendências de mercado, aspectos econômicos e legais específicos e gerais existentes na área de alimentos e bebidas, da produção ao consumo



 

Objetivos Específicos:

- Aproximar o aluno da área de alimentos e bebidas, maximizando o aprendizado por suscitar interesse nos diferenciais do segmento e contexto mundial atualizado.

- Capacitar o aluno para administrar ou gerir negócios, desenvolver projetos e ter noções de empreendedorismo dentro da área de A&B.

- Tornar o aluno apto a analisar as tendências de mercado, aspectos econômicos e legais específicos e gerais existentes na área de alimentos e bebidas, da produção ao consumo.

Conteúdo Programático

1. O mercado de alimentos e bebidas de modo amplo;
2. Gestão de Negócios em Alimentos, Bares e restaurantes;
3. Procedimentos e ética comportamental;
4. Mudanças na indústria de alimentos e bebidas;
5. Leis e normas para profissionais e empresas da área de alimentos.
6. Exigências legais para empresas de alimentos;
7. Códigos sanitários;
8. Qualidade no atendimento ao cliente.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLI, G. Hospitalidade sob a perspectiva da gastronomia e da hotelaria. Caxias do Sul: EDUCS, 2005
  • CASTELLI, Geraldo. Administração hoteleira. 9. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2001

Bibliografia Complementar:

  • CASCUDO Luiz da Câmara. História da alimentação no Brasil. 3 ed. São Paulo: Global, 2004.
  • MARICATO, P. Como montar e administrar bares e restaurantes. São Paulo: Senac, 2002.
  • DAVIES, C. A. Alimentos e Bebidas. Caxias do Suo: EDUCS, 2001.
  • MARQUES, J. A. Manual do restaurante e bar. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2002.
  • VIERA, Elenara Viera de; CÂNDIDO, Índio. Glossário técnico: gastronômico, hoteleiro e turístico. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GESTÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS Gastronomia (Tecnológico)

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