Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
17350313
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Debate a Educação Ambiental em contextos formais e não formais da educação. Aborda questões essenciais para o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas. Busca refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos relacionados à sustentabilidade, configurada como um dos objetivos da Educação Ambiental e pretende oportunizar a construção de estratégias pedagógicas que integrem a Educação Ambiental no contexto escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral:• Compreender o processo histórico da problemática ambiental e sua inter-relação com a dimensão política, econômica e cultural da sociedade, construindo conhecimentos e ações pedagógicas em Educação Ambiental, em contextos formais e não formais da educação, que venham ao encontro dos ideais de uma sociedade pautada nos princípios de justiça social e sustentabilidade ambiental.
Objetivo(s) específico(s):
• Aprofundar teórica e metodologicamente os temas que envolvem a construção da Educação Ambiental no ambiente escolar.
• Estudar acerca do processo de globalização econômica e suas consequências para a crise socioambiental da atualidade.
• Refletir criticamente acerca da dimensão metodológica, epistemológica e teórica que abarcam os múltiplos e distintos entendimentos acerca da Educação Ambiental.
• Analisar a Educação Ambiental em contextos formais e não formais da educação.
• Estudar os movimentos sociais, as populações tradicionais e sua articulação com a Educação Ambiental.
Conteúdo Programático
1.Fundamentos da Educação Ambiental:
1.1.O movimento ecológico no Brasil e na América Latina.
1.2.Globalização, consumo e crise socioambiental.
1.3. Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.
1.4.As múltiplas dimensões de fazer e pensar a Educação Ambiental: correntes teóricas e metodológicas.
1.5.Relação entre ciência, tecnologia e sociedade articulada às questões ambientais.
1.6. Crise socioambiental e mundo do trabalho: processos de precarização da força de trabalho na atualidade.
2.Educação Ambiental em espaços educativos formais e não formais:
2.1. Reflexões sobre a construção da Educação Ambiental na escola.
2.2. Comunidades tradicionais, cooperativismo e Educação Ambiental.
2.3. Justiça ambiental; conflitos ambientais.
1.1.O movimento ecológico no Brasil e na América Latina.
1.2.Globalização, consumo e crise socioambiental.
1.3. Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.
1.4.As múltiplas dimensões de fazer e pensar a Educação Ambiental: correntes teóricas e metodológicas.
1.5.Relação entre ciência, tecnologia e sociedade articulada às questões ambientais.
1.6. Crise socioambiental e mundo do trabalho: processos de precarização da força de trabalho na atualidade.
2.Educação Ambiental em espaços educativos formais e não formais:
2.1. Reflexões sobre a construção da Educação Ambiental na escola.
2.2. Comunidades tradicionais, cooperativismo e Educação Ambiental.
2.3. Justiça ambiental; conflitos ambientais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
01 | 2025 / 2 | 50 | 0 |
Educação (Especialização) Horários
|
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Educação (Especialização) |