Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360102
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Epistemologia Genética e a Psicologia Histórico-cultural e suas visões sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Medicalização e Desafios de Aprendizagem e suas respectivas implicações na educação. O fracasso escolar e suas origens.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar as contribuições da Epistemologia Genética e da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento humano e da construção do conhecimento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOCK, Ana Maria Bahia; FURTADO, Odair e TEIXEIRA Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 2ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2019.
  • PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
  • VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (orgs.). Medicalização de Crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.
  • GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina (Org.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista, escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 25.ed. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
  • REGO, Teresa Cristina (Org.). Lev Vigotski: precursor da teoria histórico-cultural : a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. São Paulo: Segmento, 2018.
  • VIGOTSKY, L. S.; LURIIA, A. R; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO-APRENDIZAGEM,CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO III Pedagogia (Licenciatura)

Página gerada em 20/04/2024 02:08:09 (consulta levou 0.605257s)