Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA I
CÓDIGO
17360106
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos da Educação Especial. Significados da normalidade e discursos que produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Aspectos conceituais, históricos e legais da Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares. Direitos humanos e suas influências para os direitos das pessoas com deficiências e para a constituição das Políticas de Educação Inclusiva e documentos legais (nacionais e internacionais).

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva. Problematizar a constituição da anormalidade nos discursos científico e educacional e as formas de nomeação e classificação que inventam a alteridade deficiente. Analisar a história das lutas dos movimentos das pessoas deficientes e os Direitos Humanos e suas implicações nas políticas educacionais inclusivas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva. Com os pingos nos “is”. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
  • LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Beolo Horizonte: Autêntica, 2013 (recurso online)
  • SKLIAR, Carlos (org.) Educação & exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. 7ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
  • STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão. Um guia para Educadores. Trad. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
  • PIECZKOWSKI, Tania Mara; NAUJORKS, Maria Ines (orgs). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó/SC: Argos, 2014.
  • Revista Educação em Revista. Dossiê Educação inclusiva: das políticas às práticas educacionais, v. 27, n.41, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2011.
  • Revista Momento - Diálogos em Educação. Dossiê Políticas de Inclusão na contemporaneidade, v. 29, n.1, 2020.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁT. PEDAG. ANOS INIC. ENS. FUND.VII Pedagogia (Licenciatura)

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