Nome da Atividade
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360118
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina Filosofia da Educação II pretende analisar os principais paradigmas histórico-filosóficos da educação e suas relações com o campo da Pedagogia como Ciência da Educação. Intenciona, ainda, discutir a emergência, o desenvolvimento e os fundamentos filosófico-políticos do sistema escolar de massas e refletir sobre as tendências pedagógicas presentes na prática escolar. Problematiza os contributos das pensadoras clássicas/dos pensadores clássicos da Pedagogia e do Pensamento Pedagógico Latino-americano para a práxis educativa contemporânea.

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar os principais paradigmas histórico-filosóficos da educação e seus contributos para a constituição da Pedagogia como Ciência da Educação. Reconhecer os fundamentos filosóficos, políticos, históricos e atuais do sistema escolar de massas. Identificar as tendências pedagógicas na prática escolar (liberal tradicional; liberal renovada progressivista; liberal renovada não diretiva; liberal tecnicista; progressista libertadora; progressista libertária; crítico-social dos conteúdos). Reconhecer as pensadoras e os pensadores clássicos da Pedagogia e suas contribuições para a educação contemporânea. Identificar as bases históricas, filosóficas e
políticas do Pensamento Pedagógico Latino-americano.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Os filósofos e a educação. Chapecó: Argos, 2014.
  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1999.
  • FERNÁNDEZ ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 16. ed. São Paulo: Loyola, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.
  • KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. Revisão técnica da tradução: Paolo Nosella. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  • SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

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