Nome da Atividade
PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360148
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Apresentar ao estudante nas discussões relativas à constituição da Ciência e das Ciências Humanas na Universidade, aos tipos de conhecimento, às características da pesquisa em Educação e à pesquisa como eixo de formação e de trabalho docente, partindo de suas origens epistemológicas, de suas características e procedimentos básicos e posturas éticas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir as discussões relativas à constituição da Ciência, identificando as características da pesquisa em educação suas origens epistemológicas e procedimentos básicos e posturas éticas.
Conhecer os tipos de observação utilizados na pesquisa em educação, reconhecendo suas características e aplicabilidade.
Identificar as formas de registro de dados coletados nos diferentes tipos de observação, no intuito de ampliar o entendimento sobre os fatos e acontecimentos estudados.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FARIA FILHO, Milton Cordeiro, ARRUDA FILHO, Emílio José Montero. Planejamento da Pesquisa Científica. 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
  • GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 1ª. Reimpressão, Chapecó: Argos, 2008.
  • GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª. edição. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
  • SORDI, José Osvaldo de. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. São Paulo Saraiva 2017 1 (recurso online).
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017
  • WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ACG FHSA: MET. INIC. AO ESTUDO E À PESQUISA Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 19/04/2024 17:30:11 (consulta levou 0.106580s)