Nome da Atividade
MÍDIAS, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E EAD
CÓDIGO
17360304
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
17
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
17
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A presença das mídias e tecnologias no sistema educacional, bem como sua evolução até o sistema de
Educação à Distância e o estudo das suas ferramentas próprias de interação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Desenvolver estudos sobre a presença das mídias e tecnologias no sistema educacional, bem como sua evolução até o sistema de Educação à Distância e os diferentes usos das suas ferramentas próprias de interação.

Objetivo(s) específico(s):
Caracterizar tecnologias e mídias digitais.
Estudar a presença das tecnologias no cotidiano das relações humanas através dos tempos.
Reconhecer a evolução das mídias e sua influência na Educação.
Caracterizar a especificidade da tecnologia digital.
Relacionar a tecnologia digital e a rede mundial de computadores com na produção de conhecimento.
Estudar os efeitos da tecnologia digital e da rede mundial de computadores na produção, difusão e recepção da informação e do conhecimento.
Problematizar as relações entre educação, mídias e tecnologias na modernidade.
Problematizar as relações entre educação, mídias e tecnologias na contemporaneidade.
Estudar a história da EAD.
Aprender os usos de diferentes ferramentas da EAD.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1. Caracterização e especificidades das tecnologias e das mídias (6 horas-aula)

UNIDADE 2. A presença das Tecnologias no cotidiano das relações humanas através dos tempos. (6 horas-aula)

UNIDADE 3. A evolução das mídias e sua influência na Educação. (6 horas-aula)

UNIDADE 4. A caracterização e a especificidade da tecnologia digital e da rede mundial de computadores na produção de conhecimento. (6 horas-aula)
4.1 Os efeitos da tecnologia digital e da rede mundial de computadores na produção, difusão e recepção da informação e do conhecimento.

UNIDADE 5. Relação entre educação, mídias e tecnologias na modernidade. (6 horas-aula)
5.1 Relação entre educação, mídias e tecnologias na contemporaneidade.

UNIDADE 6. História da EAD (6 horas-aula)
6.1 EAD e suas ferramentas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BELONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2009.
  • BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador : EDUFBA, 2011. v. 2.
  • FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
  • ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ªed. São Paulo: Parábola, 2013.
  • SANTINELLO, Jamile; KNÜPPEL, Maria Aparecida Crissi (org.) Educação a distância: reflexões e desafios na sociedade contemporânea. Guarapuava/PR: Ed. Unicentro, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • MARTINS, Cristiane Pereira; OLIVEIRA, Marcia Ramos de; MOREIRA, Igor Lemos (orgs.). História e Tecnologias: diálogos em pesquisa e ensino. Florianópolis: Editora UDESC, 2017.
  • MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
  • NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  • SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MÍDIAS, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E EAD Educação (Especialização)

Página gerada em 02/08/2025 14:31:19 (consulta levou 0.140244s)