Nome da Atividade
MARKETING E TURISMO
CÓDIGO
23000198
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA TEÓRICA - EAD
1

Ementa

Evolução e conceitos do marketing. Caracterização de destinos e produtos em Turismo. Ciclo de vida de destinos turísticos. Características da demanda e comportamento do consumidor em Turismo. Aspectos de promoção, publicidade e comercialização em Turismo. O composto de marketing em turismo: produto, preço, praça e promoção. Planejamento e elaboração de plano de marketing em Turismo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aportar elementos teóricos e práticos que possibilitem a compreensão dos processos de estruturação e promoção de destinos sob uma visão sistêmica dos elementos constitutivos do turismo;
Apresentar as bases de um planejamento estratégico de marketing e suas etapas;
Analisar os princípios, estratégias e principais modelos de estruturação e promoção de destinos e as funções e responsabilidades do setor público e privado;
Analisar o processo de promoção e comercialização para o posicionamento mercadológico de destinos em relação aos intentos de desenvolvimento do turismo;
Contextualizar e refletir sobre as principais tendências do mercado turístico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COOPER, Chris et al. Turismo: princípios e práticas. Porto Alegre: Bookman, 2007. - 338.48 T938t 3.ed. (BCP)
  • PANOSSO NETTO, Alexandre; ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. Produtos turísticos e novos segmentos de mercado. Planejamento, criação e comercialização. São Paulo: Manole, 2015, recurso online. ISBN 9788520448212
  • TRIGUEIRO, Carlos Meira. Marketing & turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2001. - 338.4791 T828 (BCP)

Bibliografia Complementar:

  • CASAS, Alexandre. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2006. 4 ed. (658.8 L337m 3.ed. (BCP))
  • KUAZAQUI, Edmir (org). Gestão de marketing 4.0: Casos, modelos e ferramentas. Rio de Janeiro: Atlas, 2019 (recurso online https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597022889)
  • POLIZEI, Eder. Plano de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2013. (recurso online https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522114726)
  • RUSCHMANN, Doris. Marketing turístico: um enfoque promocional. 5. ed. Campinas: Papirus, 2000. - 338.4791 R951t 5.ed.
  • VIGNATI, Federico. Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para polos, cidades e países. Rio de Janeiro: SENAC, 2012. - 338.4791 V679g (BCP)

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MARKETING TURÍSTICO Turismo (Bacharelado - Noturno)

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