Nome do Curso / Conceitos (*)
Turismo
Enade (2015)4CPC (2015)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
4700
Código e-MEC
45157
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/121111111110
SISU 2019/12255551144
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela resolução 03 de 20 de agosto de 2001.
Curso reconhecido pela Portaria nº 52 de 26/05/2006. Publicada no D.O.U. de 29/05/2006.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 272 de 03/04/2017. Publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Contextualização

O Curso de Bacharelado em Turismo deverá formar profissionais com conhecimento para analisar o fenômeno turístico e atuar na pesquisa e gestão do turismo a partir dos princípios de responsabilidade social, justiça e ética profissional. O Curso de Bacharelado em Turismo, deverá oferecer condições para: - produzir conhecimento de natureza científica; - valorizar as questões sociais, ambientais, históricas e culturais; - comprometer-se com a identidade das comunidades e com o seu desenvolvimento sustentável; - desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes às atividades turísticas; - analisar o fenômeno turístico e seus impactos nas suas mais diversas formas; - diagnosticar e propor alternativas para problemas pertinentes às atividades turísticas; - compreender o turismo a partir das suas diferentes interseções com outros campos do conhecimento; - atuar no planejamento, organização, direção e avaliação de planos, programas e projetos turísticos; - elaborar e analisar políticas públicas na área de turismo; - atuar na implantação e gestão de empresas turísticas.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
O Curso de Bacharelado em Turismo deverá formar profissionais com conhecimento para analisar e intervir no fenômeno turístico a partir dos princípios de responsabilidade socioambiental, justiça e ética profissional.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O Curso de Bacharelado em Turismo deverá oferecer condições para:
Produzir conhecimento de natureza científica;
Compreender o turismo a partir das suas diferentes relações com outros campos do conhecimento;
Valorizar as questões sociais, ambientais, históricas e culturais;
Desenvolver habilidades conceituais, humanas, técnicas e gerenciais inerentes às atividades turísticas;
Comprometer-se com a identidade das comunidades e com o seu desenvolvimento sustentável;
Analisar o fenômeno turístico e seus impactos nas suas mais diversas formas;
Analisar as diversas inter-relações entre educação e turismo;
Diagnosticar e propor alternativas para problemas pertinentes às atividades turísticas;
Elaborar e analisar políticas públicas na área de turismo;
Atuar no planejamento e gestão de planos, programas e projetos turísticos;
Atuar na implantação e gestão de empresas turísticas.
 

Perfil do Egresso

O profissional formado no Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel está apto para atuar, como gestor e/ou pesquisador, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. O profissional deve compreender a interdisciplinaridade e a complexidade do fenômeno turístico, atuando no crescimento e no desenvolvimento dessa atividade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das sociedades.

Competências e habilidades

O bacharel em Turismo formado pelo Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel deverá caracterizar-se como um profissional capaz de:

  • Compreender o turismo como importante fenômeno histórico-social do mundo contemporâneo e seu papel na sociedade;
  • Incentivar a consciência social, a preservação da cultura, da memória e do patrimônio compatíveis com o desenvolvimento sustentável;
  • Influenciar autoridades, empresários e comunidades para a importância do fenômeno turístico em sua totalidade;
  • Problematizar os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais na educação, pesquisa e gestão do turismo;
  • Assessorar instituições públicas, privadas e do terceiro setor no desenvolvimento do turismo;
  • Gerir as atividades turísticas em organizações públicas, privadas e do terceiro setor tendo em vista a preservação e a conservação da cultura, da memória e do patrimônio ambiental das comunidades, atuando com base nos valores de responsabilidade socioambiental, justiça e ética;
  • Demonstrar capacidade crítica, reflexiva e criativa para propor e implementar soluções alternativas e inovadoras para o desenvolvimento turístico;
  • Desenvolver atividades turísticas valorizando a identidade e participação das comunidades;
  • Trabalhar em equipe;
  • Conceber e gerir planos, programas e projetos de desenvolvimento turístico que identifiquem, resgatem e estimulem a vivência e a prática da cidadania;
  • Elaborar e avaliar políticas municipais, estaduais e federais de turismo;
  • Administrar empreendimentos turísticos;
  • Dominar a utilização dos recursos tecnológicos úteis à sua área de atuação.

Organização Curricular

O Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas é desenvolvido em regime semestral conforme regimento da UFPEL, tendo como forma de ingresso o processo seletivo adotado pela Universidade.
O Curso de Turismo oferece 44 vagas, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo, noturno, sendo que aulas práticas, visitas técnicas, atividades complementares e estágios poderão ser realizadas em outros turnos, inclusive em finais de semana.
O discente deverá matricular-se no mínimo em oito (8) e no máximo em trinta e dois (32) créditos por semestre.
O currículo do Curso de Bacharelado em Turismo é organizado de acordo com a resolução s/n° de 28/01/71 do Conselho Federal de Educação e tem por base as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo (Resolução Nº 13, de 24.11.2006).
As disciplinas da área de Formação Básica buscam atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Turismo no que diz respeito aos Conteúdos Básicos, que se referem aos estudos relacionados com os aspectos sociológicos, antropológicos, históricos, filosóficos, geográficos, culturais e artísticos que conformam a sociedade e suas diferentes culturas. As disciplinas da área de Formação Específica buscam atender as recomendações dessas Diretrizes no que tange aos Conteúdos Específicos da área, contemplando estudos relacionados à Teoria Geral do Turismo, Teoria da Informação e da Comunicação, da Administração, Direito, Economia, Estatística, Contabilidade e Língua Estrangeira (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2006)[1].
A Formação Básica, assim como a Formação Específica, é constituída por disciplinas denominadas obrigatórias, ou seja, disciplinas que obrigatoriamente fazem parte da formação acadêmica do discente, atendendo as exigências das Diretrizes Curriculares.  
A Organização Curricular do Curso de Turismo, através das disciplinas que compõem tanto a área de formação básica, quanto a específica e as atividades complementares, procura contemplar os dois eixos propostos: 1. Aspectos sócio-culturais, históricos e educacionais; e, 2. Planejamento e gestão, ambos pensados de modo interdisciplinar procurando atender a transversalidade que caracteriza o turismo e na busca de transcender visões mais especializadas e fragmentadas de algumas estruturas curriculares, contemplando a formação de um profissional capaz de entender as nuances e complexidade do fenômeno turístico. A previsão na grade curricular de disciplinas, estágios supervisionados, atividades complementares e formação livre, tem o intuito de relacionar a teoria e a prática e também proporcionar ao discente a vivência da realidade do fenômeno turístico.
Essa inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão se efetivará ainda através de aulas práticas, visitas técnicas e atividades nos laboratórios específicos do Curso de Bacharelado em Turismo e outros da UFPel, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2006)[2].
A fim de garantir a interdisciplinaridade inerente ao fenômeno turístico será realizada, pelo menos uma visita técnica por semestre letivo, que deverá envolver as disciplinas ofertadas com previsão deste tipo de atividade.
Enfatizamos que todos os elementos do sistema turístico estão interligados, ainda que tenham sido isolados artificialmente para efeitos de ensino e aprendizagem. As disciplinas foram separadas e serão estudadas individualmente, mas na realidade estão relacionadas e interagem, e o entendimento desse inter-relacionamento conduz à compreensão do turismo.
A grade curricular do curso prevê nove (09) semestres para sua integralização, podendo o aluno concluí-lo em no mínimo oito (08) semestres e no máximo quatorze (14) semestres.

 
[1] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 13, de 24 de Novembro de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de novembro de 2006, Seção 1, p. 96.
[2] Idem.

Procedimentos e metodologias de ensino

Aulas expositivas e dialogadas
Seminários
Visitas técnicas
Saídas de campo
Estudos de caso dirigidos
Prova

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do processo de aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento, considerando as habilidades e competências esperadas. A operacionalização do processo de avaliação constará no Plano de Ensino das Disciplinas, o qual deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos, no início do semestre.
Para a avaliação do desempenho do aluno nas disciplinas deverá ser observado o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, que estabelece que a aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada à frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete). O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 (três) será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três) será submetido a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral e do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A Faculdade de Administração e de Turismo possui o Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, que tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos nesta área e formar recursos humanos que atendam as exigências de expansão do mercado de trabalho em plena transformação. O corpo docente do Departamento de Turismo ministra disciplinas e orienta Monografias nesse curso, discutindo a Gestão Pública e Desenvolvimento Regional vinculados ao fenômeno turístico.
A partir da qualificação do corpo docente e do desenvolvimento de pesquisas na área de turismo, o Departamento de Turismo vem discutindo e elaborando uma proposta de criação de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu nessa área.

Acompanhamento de Egressos

http://wp.ufpel.edu.br/egresso/

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910002ANTROPOLOGIAObrigatória460
10760033ECONOMIA DO TURISMOObrigatória460
08980002FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO TURISMOObrigatória460
08970030GESTÃO DE SERVIÇOSObrigatória460
20000033INGLÊS PARA TURISMO IObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08980003GASTRONOMIAObrigatória460
08980004GEOGRAFIA DO TURISMOObrigatória460
08980006HISTÓRIA DO BRASIL E DO TURISMO08980002 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO TURISMOObrigatória460
20000034INGLÊS PARA TURISMO II20000033 - INGLÊS PARA TURISMO IObrigatória460
08980005TURISMO CONTEMPORÂNEO08980002 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO TURISMOObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000035INGLÊS PARA TURISMO III20000034 - INGLÊS PARA TURISMO IIObrigatória460
08980010PESQUISA EM TURISMO IObrigatória230
08980009POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMOObrigatória460
08980008PSICOLOGIA DO TURISMOObrigatória460
08980007SOCIOLOGIA DO TURISMO10910002 - ANTROPOLOGIAObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100028ESTATÍSTICA DESCRITIVAObrigatória460
08970031GESTÃO DE PESSOAS08980008 - PSICOLOGIA DO TURISMOObrigatória460
08980012HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA E O TURISMO10910002 - ANTROPOLOGIAObrigatória460
20000036INGLÊS PARA TURISMO IV20000035 - INGLÊS PARA TURISMO IIIObrigatória460
08970032MARKETING TURÍSTICOObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08980014GESTÃO DE EVENTOS08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOSObrigatória460
08980015LAZER E TURISMO08980009 - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMOObrigatória460
08980016PATRIMÔNIO E TURISMO08980012 - HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA E O TURISMOObrigatória460
08980013TURISMO E MEIO AMBIENTE08980009 - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMOObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08980017COMUNICAÇÃO E TURISMO08970032 - MARKETING TURÍSTICOObrigatória460
08980018GESTÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM TRANSPORTE TURÍST.08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOSObrigatória460
08980019HOSPITALIDADE E TURISMOObrigatória460
08970033LEGISLAÇÃO TURÍSTICAObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08980023ESTÁGIO EM TURISMO I08980009 - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMOObrigatória575
08980020ÉTICA E TURISMOObrigatória460
08980022GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS08980009 - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMOObrigatória460
08980021GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOSObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970034ADM. FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO TURISMO08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOSObrigatória460
08980024PESQUISA EM TURISMO II08980010 - PESQUISA EM TURISMO IObrigatória460
08980025PROJETOS TURISTÍCOS08980022 - GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOSObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08980026ESTÁGIO EM TURISMO II08980023 - ESTÁGIO EM TURISMO IObrigatória12180
08980027MONOGRAFIA EM TURISMO08980024 - PESQUISA EM TURISMO IIObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08980042ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar100

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970035COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE TURISMOOptativa460
08980028COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NO TURISMOOptativa460
08970036CONTABILIDADE E CUSTOS NO TURISMOOptativa460
08980029ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA08980013 - TURISMO E MEIO AMBIENTEOptativa460
08980030ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS08970032 - MARKETING TURÍSTICO08980009 - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMOOptativa460
08980031FONTES HISTÓRICAS E O TURISMOOptativa460
10060015GEOGRAFIA DE PELOTASOptativa230
10060014GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SULOptativa345
08980032GESTÃO AMBIENTAL NO TURISMOOptativa460
08970037GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOSOptativa460
08970038GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMOOptativa460
08980033GESTÃO DE RESTAURANTES08980003 - GASTRONOMIAOptativa460
08980035HISTÓRIA, MEMÓRIA E TURISMOOptativa460
08980036HISTÓRIA ORAL E TURISMOOptativa460
08980034HISTÓRIA PELOTAS:TURISMO LAZER SOCIABILIDADE08980006 - HISTÓRIA DO BRASIL E DO TURISMOOptativa460
20000262LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Optativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000037LÍNGUA ESPANHOLA IOptativa460
20000038LÍNGUA ESPANHOLA II20000037 - LÍNGUA ESPANHOLA IOptativa460
20000039LÍNGUA ESPANHOLA III20000038 - LÍNGUA ESPANHOLA IIOptativa460
20000040LÍNGUA ESPANHOLA IV20000039 - LÍNGUA ESPANHOLA IIIOptativa460
10910092PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICOOptativa230
08970039PESQUISA QUANTITATIVA NO TURISMOOptativa460
08980011POLÍTICAS PÚBLICAS ENSINO SUPERIOR TURISMOOptativa460
08970040SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - STIOptativa460
08980037TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMOOptativa460
08980040TURISMO, EDUCAÇÃO E CIDADANIAOptativa460
08980038TURISMO GASTRONÔMICO08980003 - GASTRONOMIAOptativa460
08980039TURISMO RURALOptativa460
08980041VIAGEM, VIAJANTES E RELATOS DE VIAGEMOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALICE ISLABAO LOPESFaculdade de Administração e de Turismo
ANA PAULA DE ARAUJO CUNHACentro de Letras e Comunicação
ANDYARA LIMA BARBOSAFaculdade de Administração e de Turismo
BRUNA TEIXEIRA BAUNGARTENInstituto de Ciências Humanas
CAROLINE CASALIFaculdade de Administração e de Turismo
CAROLINE CILIANE CERETTAFaculdade de Administração e de Turismo
DALILA MULLERFaculdade de Administração e de Turismo
DALILA ROSA HALLALFaculdade de Administração e de Turismo
ELISIA RODRIGUES CORREAInstituto de Física e Matemática
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRACentro de Letras e Comunicação
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETOInstituto de Ciências Humanas
GISELE SILVA PEREIRAFaculdade de Administração e de Turismo
HELENA REZENDE RAMIRESCentro de Letras e Comunicação
JANIE CRISTINE DO AMARAL GONCALVESCentro de Letras e Comunicação
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATOCentro de Letras e Comunicação
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMESFaculdade de Administração e de Turismo
LAURA RUDZEWICZFaculdade de Administração e de Turismo
LOUISE PRADO ALFONSOInstituto de Ciências Humanas
LUCAS GONCALVES CONCEICAOFaculdade de Administração e de Turismo
LUCIANA FLORENTINO NOVOFaculdade de Administração e de Turismo
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
NATALIA ARAUJO DE OLIVEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
RENATA GONÇALVES SANTOS SILVAFaculdade de Administração e de Turismo
TANIA ELISA MORALES GARCIAFaculdade de Administração e de Turismo

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
10910002 - ANTROPOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T24939
10760033 - ECONOMIA DO TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14939
08980002 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DO TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M14939
08970030 - GESTÃO DE SERVIÇOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T14939
20000033 - INGLÊS PARA TURISMO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T12520
20000033 - INGLÊS PARA TURISMO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T22419

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000035 - INGLÊS PARA TURISMO III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1440
08980010 - PESQUISA EM TURISMO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T1440
08980009 - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E O TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1440
08980008 - PSICOLOGIA DO TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1440
08980007 - SOCIOLOGIA DO TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1440

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100028 - ESTATÍSTICA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: ELISIA RODRIGUES CORREA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1450
20000036 - INGLÊS PARA TURISMO IV
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1200

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08980014 - GESTÃO DE EVENTOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1440
08980015 - LAZER E TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1440
08980016 - PATRIMÔNIO E TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1440
08980013 - TURISMO E MEIO AMBIENTE
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1440

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08980017 - COMUNICAÇÃO E TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1300

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08980023 - ESTÁGIO EM TURISMO IP1440
08980020 - ÉTICA E TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1440
08980022 - GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1440
08980021 - GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1440

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08980025 - PROJETOS TURISTÍCOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08980030 - ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1150
08970038 - GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1150
08980033 - GESTÃO DE RESTAURANTES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1150
08970039 - PESQUISA QUANTITATIVA NO TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1150
08980037 - TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1150

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANA LUISA BUSS IAHNKE20191
ANA LUIZA RODRIGUES CORREA TAVARES20191
ANDREY RIJO DE ALMEIDA SANTOS20191
ARTHUR DELAVY RODRIGUES20191
BRUNO DA SILVA SOARES20191
CARLOS RONIER PEREIRA FIRMO20191
CAROLINA MINOZZO20191
DANIELE SANT ANNA VAZ20191
DAVID DOUGLAS NUNES PIRES DE OLIVEIRA20191
DENILTO MACIEL DIAS20191
EDUARDO GONCALVES DA SILVA20191
FABIELLE LIMA RIBEIRO20191
FERNANDA MULLING MULLING20191
HELLEN DA SILVA BITENCOURT20191
IGOR BARBOSA FERNANDES20191
JANAINA DE MORAES20191
JOAO PEDRO FERREIRA DELGADO20191
JONATHAN AIRES SILVEIRA20191
JÚLIA DA SILVA WASIELESKI20191
KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG20191
KEVIN YAGO FERREIRA PEDRA20191
LARISSA LICHY GRASSO STEINER ROTH20191
LARISSA RICON VASCONCELOS20191
LAURA FURINI20191
LILIAN SOARES DE SOUZA20191
MARCIELE ANTUNES CAETANO20191
MIQUEIAS TUCHTENHAGEN ALDRIGHI20191
NATHALIA MENDES BRANDT20191
NATHALLY VICTORIA LIMA DOS SANTOS20191
PAOLA CAROLINA ECKERT20191
PATRICIA ALVES DA SILVA20191
PEDRO SANDRO GOULARTE DA SILVEIRA20191
RAFAEL DE PAIVA LEON20191
RICHARD GOULART LEAL20191
STEPHANY CAROLINE DOS SANTOS GONZAGA20191
TAIANE DA SILVA MAIA20191
THAYNA DA SILVA20191
THOBIAS SILVA DE AMORIM JESUS20191
XEINER HERNANDES MORAES20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALICE ISLABAO LOPES20002004
ALINE DE OLIVEIRA NUNES20002004
ANDRÉA D´ AVILA BURGUEZ20002004
CAROLINA ANDRADE DE OLIVEIRA20002004
CAROLINE STOFFELS20002004
DIANA COSTA DE CASTRO20002004
JOSE CARLOS SOARES JUNIOR20002004
MARCOS VINÍCIUS DE SOUZA REIS20002004
MICHELE DUTRA DA SILVEIRA20002004
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE20002004
ALESSANDRA BURIOL FARINHA20012005
ALINE MARTINS DA SILVA20012005
FABIANA MACHADO MENDIZABAL20002005
FERNANDA COSTA DA SILVA20012005
GIULIANO MACUGLIA OYARZABAL20012005
LETICIA ANDRÉ SOARES20012005
LETÍCIA SILVEIRA ALVES20012005
MARCELO TAVARES DE SOUZA CAMPOS20012005
NATALI BRAGA SPOHR20012005
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRA20002005
RICARDO BRAGA BRUM20002005
VANESSA GINJO DOS SANTOS20012005
VITOR AZUBEL20002005
WILIAM LEMOS GOMES THOFEHRN20012005
ANDRÉ BICA COELHO20022006
BÁRBARA DE MORAES IGLESIAS20022006
CAMILA RAPHAEL PILOWNIC20022006
CAMILA VENZO CAVALHEIRO20022006
CRISTIANE BERSELLI20022006
DANIELA PASTORINI URBIM20022006
DANIELE MEDEIROS RODRIGUES20012006
ENIO RODRIGUES VALLI20022006
FERNANDA RICALDE TEIXEIRA20022006
FERNANDA SOUZA DE FREITAS20022006
GISELE CORRÊA ROCHA20022006
GREICE DAIANE PICH20022006
IDA BEATRIZ MÜLLER20002006
JAISON COUTO DE OLIVEIRA20022006
JOSÉ ANTÔNIO GOMES MACHADO20022006
LEANDRO CECHETTI20022006
LUCIANA LONGONI FREDRICH20002006
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA20012006
PALOMA CARRION MACEDO20022006
PAOLA BRAGA MEYER20022006
PATRÍCIA RAU PEDRA20012006
RAFAEL LEITE DA SILVA20022006
THILARA LOPES SCHWANKE XAVIER20012006
ALINE OLIVEIRA DA ROSA20032007
CAMILE BILHARVA LOPES20032007
CARLOS TEOBALDO BREIDENBACH JÚNIOR20042007
FLAVIA BECKERT20032007
FLORA GONÇALVES LOPES20032007
GUILHERME PEGLOW KLUMB20042007
JULIANA NIEHUES GONÇALVES DE LIMA20032007
JULIANA SODRÉ DE OLIVEIRA20042007
JULIE CHARLINE SIQUEIRA DE OLIVEIRA20002007
KELLY RAQUEL SCHMIDT20042007
LARA BANDEIRA ALVES20032007
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA20032007
MARINA ARRIADA PETRUZZI20042007
MATHEUS LOREA GONÇALVES DA SILVA20032007
PABLO PAROBÉ PONTES20022007
PRISCILLA SOUZA DE AGUIAR20032007
RONALDO CALDAS DA SILVA20022007
SARA MASSOTTI BONIN20042007
UBIRAJARA SOARES MONTEIRO20032007
ALAN RAFAEL ROJA FAGUNDEZ20042008
ALINE VARGAS DE SOUZA20042008
CÍNTIA MADRUGA CHIBIAQUE20032008
DIEGO DE SOUZA BOENO20042008
FERNANDA CORRÊA PEREIRA20042008
FREDIANE CAROLINA HELFENSTEIN20042008
ISADORA PEREIRA DE SOUZA CUNHA20042008
ITAMARA MEZZALIRA20042008
LIGIA DALCHIAVON20042008
LUCIANA MARTINEZ DUARTE20042008
LUCIANO FALCÃO GRILLO20032008
LUIZ HENRIQUE ADAMI DE AVILA20022008
MARCOS SOUZA DUARTE20032008
MATHEUS GAYER DO AMARAL20042008
NATÁLIA LOBATO PINHEIRO20042008
PATRICIA BONOW20022008
PATRÍCIA MONKS CARDOSO20052008
PRISCILA VIVAN20042008
RENAN ESTEVES RAYNÉ20052008
VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA20012008
ALICE LEOTI SILVA20052009
ANDRÉA STORCH BORN20052009
ANDRÉ LUIZ MACHADO DE BORBA20062009
BIANCA BALADAM DE SOUZA E SILVA20052009
BRUNA FRIO COSTA20052009
DANIEL BALHEGO MOREIRA20042009
DANIELE DOS ANJOS20052009
GABRIELA CELLA STOFFEL20052009
GABRIELA LAMAS SOCA BERNARDI20052009
JACQUELINE VALLE DE BAIRROS20062009
JÉSSICA OTT PÔRTO20052009
JOÃO VITOR DALLMANN DOS REIS20052009
JOSÉ JOAQUIM MAIA MARTINS20052009
LUCIANA DOS SANTOS20052009
MARCELA ELAINE DOS SANTOS20062009
MARCOS GONÇALVES COLARES20052009
MARCUS VINÍCIUS BARCELLOS DA CRUZ20042009
MARIANA FREITAS MUGICA DA SILVA20052009
MARICIANA ZORZI20052009
PRISCYLLA SILVEIRA DE OLIVEIRA20042009
RAQUEL MÜLLER20012009
RUTI ANGELA BARBOSA OLIVEIRA20052009
SABRINE AMARAL SILVA20052009
TÂNIZE MACHADO GARCIA20052009
TATIANA PORTO DE SOUZA20052009
VANESSA ACOSTA DE AZAMBUJA20072009
ADRIANA MADEIRA CABREIRA20062010
ANDREA VOGLER DA SILVA20062010
CAROLINE KOSCHIER LEMOS20062010
CÁSSIA VASQUEZ RIEFFEL20062010
DEBORA GARCIA KICKHOFEL20072010
EDUARDO BADIA JUNIOR20062010
FELIPE DECOL20022010
LUIS CARLOS NUNES RODRIGUES JUNIOR20042010
MARCOS GENTIL MENDES20062010
TAIANE HARDTKE PEREIRA20062010
THAYSE SOARES FERNANDES RIBEIRO20062010
VERONICA DA SILVEIRA FERREIRA20062010
WALESCA DE SOUZA ZANONATO20042010
ALICE LIANE BRAHM XAVIER20072011
AMANDA DA COSTA MOURA20062011
ANDRÉ LUIZ VARELLA DE CARVALHO20072011
DAYENE RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA20072011
DENISE DA SILVA HERES20072011
IGOR BOHNS GAUTÉRIO20062011
JULIAN MAHL DA ROSA20032011
LAÍSA FREITAS SILVEIRA20072011
MAITÊ DE SIQUEIRA BRAHM20072011
MARCELA CONCEIÇÃO VITOLLA20072011
MÁRCIA MARTINS PAIVA20072011
MARIANA DA CRUZ GUIMARÃES20072011
MARIANA DIAS GALINDO20072011
MELINA DE MELLO GARRÉ20072011
MELISE DE LIMA PEREIRA20072011
MICAELA WIENKE WACHHOLZ20072011
MICHELE DE CAMPOS MAINO20032011
PAULA MEDINA TAVARES20072011
RICHARD CASSURIAGA FREITAS20072011
SARAH MARRONI MINASI20072011
THAIS ITURRIET LORETTO20062011
ALESSANDRO PEREIRA ALMEIDA20082012
ALINE TERRA FÉLIX20082012
ANA CRISTINA DIAS WALDOMIRO20072012
ARIANE RAYMUNDO SILVA20062012
CAROLINE GAYA GONÇALVES20082012
CLEONICE OLIVEIRA VALADÃO20082012
DEISI MARI PEREIRA SILVEIRA20082012
FERNANDA PINHO BILHALVA20072012
GABRIELA MAURENTE NASCIMENTO20082012
IVANELI SCHREINERT DOS SANTOS20082012
JAQUELINE BASTOS DE ALMEIDA20082012
JOSINÉIA LOPES GARCIA20072012
LARISSA FERREIRA DE SOUZA20082012
LEONARDO REICHERT20072012
LIDIANE BACKES20082012
MAIARA GUTIERRE BARRETO20082012
MATHEUS MAZZOCHI20072012
RITA DE CÁSSIA SAMPAIO AMARAL20082012
RUBIA LOPES DA SILVA MIRANDA NEVES20102012
SUÉLEN FONSECA DA ROSA20082012
THAYZ FEIJÓ DA SILVA20012012
VICTOR BUENO VIEIRA20032012
WÂNDERSON JOSÉ PEDÓ20082012
BRUNA BARCELOS LEAL20082013
CAMILA MEGGIATO CABRAL20092013
CAROLINE LEITE CORRÊA20082013
CHARLENE BRUM DEL PUERTO20092013
CÍNTIA CURVELLO ALVES20092013
EDUARDA DA SILVA BRAGA20092013
FÁBIO KRÜGER SIEFERT20092013
FERNANDA DIAS DE AVILA20092013
HELENA MOREIRA PESKE20092013
JULIANA BALOTA GOMES20092013
JÚLIA SULZBACH PEREIRA20092013
LETYCIA ROSA GRILL20092013
RARYANA DUARTE MARTH20092013
RITA GABRIELA ARAUJO CARVALHO20092013
VIRGINIA GUEDES PEÇANHA20092013
YAÇANA FERRETO20092013
ALICE MANO RADÜNZ20092014
ANTONIÉLLE CONRADO DE ALMEIDA20102014
DANIELE ALVES ANTUNES20082014
DÉBORA GONÇALVES VAN DER LAAN20102014
DIANINE CENSON LOPES20102014
GABRIELA MUNIZ FEITOSA DOS SANTOS BUENO20082014
GABRIELA NEVES FRIZZO20092014
GLAUCIA DA SILVA20102014
JÉSSIKA DOS SANTOS GARCIA20102014
JUAN JANHKE DE FARIAS20092014
LARISSA RODRIGUES BLESSMANN20102014
MAICON GULARTE MOREIRA20102014
MARIA EDUARDA MENDONÇA VIDALES20082014
MARIANA DIAS CABELLEIRA20102014
MORGANA MADRUGA DE MESQUITA20092014
THAIS MARTINS PENTEADO20102014
ALINE DUMMER LEITZKE20102015
ANA CRISTINA STRIEDER20112015
ARTUR ROBERTO VAZ GONÇALVES20112015
CÁSSIO DE OLIVEIRA ALMEIDA20092015
CAUÃ DOS SANTOS ROSSATTO20112015
EDUARDA CALDEIRA PERES20112015
EDUARDA KLEIN GIELOW20102015
GISELLE DOS SANTOS LUCAS20112015
GUILHERME DE OLIVEIRA LOPEZ DE AVILA20112015
JÚLIA TURCATO PROTAS20112015
LUMA HELENA PINTO CABREIRA20112015
MAIQUELEM DA CRUZ ALVES20112015
MARIA DE FÁTIMA CUADRO PEIXOTO20102015
MARIANA LOPES VEIGA20112015
MATHEUS LEVY BARROS20112015
RAUL DO COUTO LIMA20082015
ROBERTA TEIXEIRA ANTUNES20112015
SAMARA CAMILOTTO20112015
SARAH WOLF20112015
SUÉLEN FARIAS PEREIRA20112015
TALITA ROCHA FERRÃO20112015
TATIANE ROSANGELA MACHADO20082015
WILLIAN DA SILVA TEIXEIRA20112015
ALINE MOURA DA SILVA20112016
ALLAN CERBARO20112016
CARINA PARDI USTÁRROZ20112016
CAROLINE BESKOW QUINTANA20122016
ELISA CALDEIRA DE CALDEIRA20122016
ENILDES DEVANESCA CRUZ MADEIRA20112016
EUGÊNIA CAVALHEIRO LOPES20112016
FABÍULA COLATTO ROSSO20122016
FELIPE LARROSSA PINHO20122016
FERNANDA PINTO DOS SANTOS MATTHES20122016
FERNANDA SOUZA FREITAS20112016
GABRIELE DA SILVA HELLWIG20122016
ISABELLA PEREIRA FERREIRA DE QUADROS20122016
LANNE MARCELLE TENORIO DA SILVA MOURA PINTO20122016
LUCAS KRÜGER KLUG20122016
LUISA PEREIRA LONGARAY20122016
MAIAN BOESSIO VIEIRA20122016
MAIBI DA SILVA MACEDO20122016
MAICON FABIEL SCHNEIDER20102016
MANUELA HARTER BIERHALS20122016
MARINA BERTON20122016
MILENA BEHLING OLIVEIRA20122016
MILENA PAULA SONDA20112016
NAYANE BORGES20122016
OTÁVIO VALENTE JAIME20082016
PAULO JIAN MARQUES DA SILVA20122016
ROZÉLIA VIEIRA TEIXEIRA20122016
AMANDA TEIXEIRA BRANDI20132017
ANA ANGÉLICA MENA BORGES20122017
CINTIA ALESSANDRA CORRÊA20132017
JANAÍNA RIBEIRO FAGUNDES20132017
MIRELLE GONÇALVES TORRES20122017
RAFAELA SILVEIRA DE LIMA20122017
SHERON DA SILVA LEMOS20132017
THIANE GOMEZ DE LA FUENTE CARDOZO20102017
CAROLINE DOS SANTOS RIBEIRO20142018
DUEYNI RODRIGUES BASTOS20142018
ELLEN CRISTINA KLEIN SCHNEIDER20142018
JESSICA DA ROCHA CORREA20142018
JÉSSICA DA SILVA BONNEAU20142018
JÉSSICA VIANA PERES20142018
LARISSA PLAMER TEIXEIRA20142018
LÍVIA MACHADO COSTA20142018
MARINA TIEPPO TESTOLIN20142018
NATÁLIA STEIGLEDER GARCIA20142018
PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS20142018
RITA DE CASSIA FARIAS DA ROSA20142018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 24/02/2019 00:39:29 (consulta levou 0.643921s)