Nome da Atividade
ANÁLISE DE CENÁRIOS INTERNACIONAIS
CÓDIGO
23000342
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Geopolítica e Comércio Internacional. Ambiente Global de Negócios. Política Comercial Brasileira. Inserção Estratégica do Brasil no Cenário Regional e Global. Modelos de Análise de Cenários Internacionais. Uso de Base de Dados de Comércio Internacional. Processos de Integração Regional. Estudo de Mercados Estrangeiros. Temas Contemporâneos de Comércio Internacional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender e analisar as dinâmicas geopolíticas e econômicas que influenciam o comércio internacional contemporâneo, desenvolvendo habilidades para avaliação estratégica de cenários, mercados e políticas comerciais, com atenção especial à inserção do Brasil no contexto global.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MEDEIROS, Aline Lucia Nogueira et al. Geografia política. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902456.
  • MINERVINI, Nicola. O exportador: construindo o seu projeto de internacionalização. 7. São Paulo: Grupo Almedina, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788562937200.
  • SANTOS, Antonio Carlos A. dos; MIYAZAKI, Silvio Yoshiro M. Integração econômica regional regional. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502204799.

Bibliografia Complementar:

  • CERVO, Amado Luiz. Relações internacionais da américa latina velhos e novos paradigmas: de 1930 aos nossos dias. 3. São Paulo Saraiva 2009 1 recurso online (RIS). ISBN 9788502210301.
  • FIGUEIRA, Ariane Roder. Introdução à análise de política externa. São Paulo Saraiva 2011 1 recurso online ISBN 9788502132870.
  • PEREIRA, Sergio. Munde-se: reposicionando seu negócio através das vendas internacionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023. 1 recurso online. ISBN 9786555208276.
  • SOUSA, José Meireles de. Empreender em mercados internacionais: um guia para internacionalizar sua empresa. São Paulo: Saraiva Uni, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502228283.
  • VAZQUEZ, José Lopes. Comércio exterior brasileiro. 11. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522498680.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANÁLISE DE CENÁRIOS INTERNACIONAIS Comércio Exterior (Tecnológico - Noturno)

Página gerada em 24/12/2025 09:35:13 (consulta levou 0.140816s)