Nome da Atividade
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL
CÓDIGO
05000033
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Campo de atuação do designer. Mecanismos de inserção no mercado de trabalho. Registro e documentação na atividade profissional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Promover a aproximação entre o futuro profissional do design e o mercado de trabalho, estimulando o conhecimento da área, o reconhecimento da profissão e a instrumentalização do futuro profissional.
Específicos:
• Analisar e discutir o mercado de trabalho;
• Refletir acerca dos mecanismos e caminhos de inserção no mercado de trabalho;
• Instrumentalizar o aluno quanto aos seus direitos e deveres;
• Preparar o aluno no que diz respeito à sua apresentação;
• Estudar de forma panorâmica, o ensino, as representações e a prática do profissional do design;
• Preparar o aluno quanto à metodologia de apresentação de trabalhos (plano de aula).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BELTRÃO, André. Manual do freela: quanto custa meu design? gestão financeira para freelancers. Rio de Janeiro: 2AB, 2010. Número de chamada: 745.4 B453m (BCS) BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: SENAC São Paulo, 2011. Número de chamada: 741.6023 P214 (BCS). 8 exemplares DESIGN gráfico caso a caso: como designer faz design. São Paulo: ADG, 2000. 104 p. Número de chamada: 745 D457 (BCS) 1 exemplar MOZOTA, Brigitte B. de. Gestão do design. Porto Alegre Bookman 2011 recurso online BORJA DE MOZOTA, Brigitte; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. Número de chamada: 745.2 M939g (BCS) SILVEIRA, Newton. Direito de autor no design. 2. São Paulo Saraiva 2012 recurso online STRUNK, Gilberto. Viver de design. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. Número de chamada: 745.2 S927v 2.ed. (BCS) VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca fo ]: design gráfico. 4.ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2001. 75 p. (Serie Design). Número de chamada: 745.2 V726q 4 4.ed. (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • ADG. ABC da ADG. Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. Sao Paulo: ADG, ̃ 1998. ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS. Kit prática profissional do designer gráfico. São Paulo: ADG, 1998. ADG. Boletim da Associaçao dos Designers Gráficos, n. ̃ 18. São Paulo: ADG, 1999. ADG. O valor do design. Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Ed. Senac São Paulo; ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos, 2010. ADG. Video do C ́ ódigo de Ética Profissional do Designer Gráfico – ADG. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2012. CUNHA, Frederico C. A Proteçao Legal do Design: Propriedade Industrial. Rio de ̃ Janeiro: Lucerna, 2000. NEPOMUCENO, Carlos. Em busca do contrato perfeito 6: como cobrar. 2008. In: webinsider. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2012 OLIVEIRA, Sylvio de. Guia de informaçao sobre design. Rio de Janeiro: ̃ 2AB, 2003. PIQUEIRA, Gustavo. Morte aos Papagaios. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2024 / 2 45 38 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES
Professor responsável pela turma

P4 2024 / 2 29 29 Cinema de Animação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
CARLA SCHNEIDER
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL Design Gráfico (Bacharelado)
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL Design Digital (Bacharelado)
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 21/12/2024 14:10:33 (consulta levou 0.136238s)