Nome da Atividade
IDENTIDADE VISUAL
CÓDIGO
05000084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento sobre a função da identidade visual no design gráfico e digital bem como seu projeto e execução.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estimular o conhecimento sobre: Identidade Visual e sua função no design gráfico e digital; metodologia projetual de criação de identidade visual e sua execução; capacidade de criar, aplicar e analisar identidades visuais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADG: O VALOR DO DESIGN. Guia ADG Brasil de Prática Profissional do Designer Gráfico. Editora Senac, 2003 CHAMIE, Emilie. Rigor e Paixão: poética visual de uma arte gráfica. São Paulo: Senac, 1999. COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008. (Coleção Fundamentos do design). ______. Naming: Criar marcas verbales. 2009c. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2009. ESCOREL, Ana Luisa. O efeito multiplicador do design. São Paulo: Senac, 2000. FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006. FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001. GUILLERMO, Álvaro. Branding: Design e Estratégias de Marca. p. 8-12, 33-36, 47-57. HEALEY, Matthew. Design de logotipos. São Paulo: Rosari, 2010. HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. 6. ed., Rio de Janeiro: Record, 2008. MEGGS, Philip. A History of Graphic Design. 3. ed., New York: Wiley, 1998. MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico. São Paulo: Rosari, 2003. (Coleção TextosDesign). ______. Signofobia. São Paulo: Rosari, 2005. (Coleção TextosDesign). ______. Comunicação sintética: os caminhos da identidade. In: Anatomia do design: uma análise do design gráfico brasileiro. Cecília Consolo (Org.). São Paulo: Blücher, 2009. NIGEL, Whiteley. O designer valorizado. Arcos, v.1. 1998. Disponível em: PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 2. ed., Rio de Janeiro: 2AB, 2001. (Coleção baseDesign). RODRIGUES, Delano. Naming: o nome da marca. Rio de Janeiro, 2AB, 2011. STRUNCK, Gilberto Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Rio Books, 2003.
  • WOLLNER, Alexandre. Design visual 50 anos. São Paulo: Cosac Naify, 2003

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
IDENTIDADE VISUAL Design Gráfico (Bacharelado)
IDENTIDADE VISUAL Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 27/01/2021 08:39:27 (consulta levou 0.165667s)