Nome da Atividade
IDENTIDADE VISUAL
CÓDIGO
05000084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento sobre a função da identidade visual no design gráfico e digital bem como seu projeto e execução.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estimular o conhecimento sobre: Identidade Visual e sua função no design gráfico e digital; metodologia projetual de criação de identidade visual e sua execução; capacidade de criar, aplicar e analisar identidades visuais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADG: O VALOR DO DESIGN. Guia ADG Brasil de Prática Profissional do Designer Gráfico. Editora Senac, 2003 CHAMIE, Emilie. Rigor e Paixão: poética visual de uma arte gráfica. São Paulo: Senac, 1999. COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008. (Coleção Fundamentos do design). ______. Naming: Criar marcas verbales. 2009c. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2009. ESCOREL, Ana Luisa. O efeito multiplicador do design. São Paulo: Senac, 2000. FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006. FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001. GUILLERMO, Álvaro. Branding: Design e Estratégias de Marca. p. 8-12, 33-36, 47-57. HEALEY, Matthew. Design de logotipos. São Paulo: Rosari, 2010. HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. 6. ed., Rio de Janeiro: Record, 2008. MEGGS, Philip. A History of Graphic Design. 3. ed., New York: Wiley, 1998. MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico. São Paulo: Rosari, 2003. (Coleção TextosDesign). ______. Signofobia. São Paulo: Rosari, 2005. (Coleção TextosDesign). ______. Comunicação sintética: os caminhos da identidade. In: Anatomia do design: uma análise do design gráfico brasileiro. Cecília Consolo (Org.). São Paulo: Blücher, 2009. NIGEL, Whiteley. O designer valorizado. Arcos, v.1. 1998. Disponível em: PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 2. ed., Rio de Janeiro: 2AB, 2001. (Coleção baseDesign). RODRIGUES, Delano. Naming: o nome da marca. Rio de Janeiro, 2AB, 2011. STRUNCK, Gilberto Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Rio Books, 2003.
  • WOLLNER, Alexandre. Design visual 50 anos. São Paulo: Cosac Naify, 2003

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2022 / 1 31 31 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR
Professor responsável pela turma

RENATA GASTAL PORTO
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
IDENTIDADE VISUAL Design Gráfico (Bacharelado)
IDENTIDADE VISUAL Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 12/08/2022 15:44:40 (consulta levou 0.323589s)