Nome da Atividade
TIPOGRAFIA II
CÓDIGO
05000086
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Tipografia digital: caracterização. Tipografia em mídias digitais (estática, em movimento e hipermídia). Estudos sobre legibilidade. Pixel fonts. Design de tipos – typeface design características e técnicas). Qualidade tipográfica. Desenvolvimento e implementação de fonte digital.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geralPotencializar a criação e análise crítica do design tipográfico a partir de seus produtos e autores. Fomentar a pesquisa na área.
Objetivos específicos
Fazer com que o estudante conheça os fundamentos do design aplicados ao projeto tipográfico. Propiciar a prática do design tipográfico para o desenvolvimento de projetos gráficos. Permitir o conhecimento específico necessário para o diálogo com profissionais de design em projetos de desenvolvimento tipográfico para explorar as condições do código verbal, escrita e leitura, no bi-dimensional, tri-dimensional e computacional.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CLAIR, Kate; BUSIC-SNYDER, Cynthia. Manual de tipografia: a história, as técnicas e a arte. Trad. Joaquim da Fonseca. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009 FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. 2. Ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1999. FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Design em Espaços. Textos Design, Ed. Rosari, SP, 2002. GIBSON, David. The Wayfinding Handbook: Information Design for Public Places. New York: Princeton Architectural Press, 2009. KRASNER, Jon. Motion graphic design: applied history and aesthetics. Amsterdam: Elsevier, 2008. 407 p.
Bibliografia Complementar:
- ASSINO, Diogo. Sinalética Urbana: Comunicação Visual para otimização das mensagens impressas no contexto dos fluxos no espaço urbano. TCC Design Gráfico, UFSC, 2011. BESSA, Pedro. Um problema de saias: dificuldades de representação do género na linguagem pictográfica. Ex aequo, n. 19, Vila Franca de Xira, 2009. COSTA, Joan. Señalética corporativa. Barcelona: Editora Costa.com, 2007. D’AGOSTINI, Douglas. Design de sinalização: planejamento, projeto & desenho. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2010. FINKE, Gail Deibler. City Signs, innovative Urban Graphics. Madson Squarre Press, 1994. LIMA, Ricardo C. Otto Neurath e o legado do IsoType. InfoDesign. v. 5, n. 2, 2008, 36-49. ROCHA, Claudio. Tipografia comparada: 108 fontes analisadas e comentadas. São Paulo: Edições Rosari, 2004. (Coleção Qual é o seu tipo?) ROQUE, Carlos de Almeida. Princípios de Sinalização do Trânsito e Regimes de Circulação. Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias - IP, ACLIVE. SAMARA, Timothy. Guia de tipografia: Manual prático para o uso de tipos no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011. WOOLMAN, Matt; BELLANTONI, Jeff. Moving Type: Designing for Time and Space. Hove: RotoVision SA, 2000. Manual de Sinalização: Sistema de Sinalização Anatel http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=3031 2&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=biblioteca/editais/prega o/2001/pregao_03
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 30 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TIPOGRAFIA II | Design Gráfico (Bacharelado) |
TIPOGRAFIA II | Design Digital (Bacharelado) |