Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA
CÓDIGO
05000097
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das principais mídias destinadas a comunicação e sinalização visual no ambiente urbano, suas relações com a cidade, sua gênese e transformação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
• Estudo das mídias de sinalização e demais manifestações que constituem a comunicação visual no ambiente urbano.

Objetivos específicos:
• Propor o entendimento das distintas formas de percepção do espaço urbano;
• erificar, a partir de referenciais teóricos e da constatação empírica, as distintas mídias e graus de comunicação presentes na cidade;
• Legislações: regulamentação e controle do aparato publicitário;
• Buscar reconhecer traços distintivos capazes de constituir identidades urbanas específicas;
• Realizar ensaios passíveis de revelar características reconhecidas como potencias de serem exploradas em áreas urbanas predeterminadas;

Conteúdo Programático

- A cidade: surgimento, transformações, distinções;
- A arquitetura e a função no espaço urbano;
- Percursos, hábitos e funções;
- A sinalização e a definição da paisagem urbana;
- O imaginário urbano: funcionalidade e contra-cultura.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (5a edição).
  • AZEVEDO, Ricardo Marques. Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • COSTA, Joan. Señalética corporativa. Barcelona: Costa Punto Com Editor, 2008.
  • FERRAR, Lucrécia D’ lessio. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
  • _____ (org.) Espaços Comunicantes. São Paulo: Annablume, Grupo ESPACC, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.
  • LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • MENDES, Camila Faccioni. Paisagem urbana: uma mídia redescoberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
  • PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
  • SILVA, Armando. Imaginários urbanos. São Paulo: Perspectiva, 2001.
  • VENTURI, Robert, SCOTT-BROWN, Denise, IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA Design Gráfico (Bacharelado)
COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 29/10/2020 22:54:32 (consulta levou 0.165905s)