Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL I
CÓDIGO
05000287
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Percepção de si e do outro pelo e no movimento; exploração das possibilidades e limitações de cada corpo em movimento e sua expressividade. Presença cênica.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Ampliar a percepção do aluno sobre si e sobre seu o movimento;
- Ampliar as possibilidades de movimento do aluno;
- Desenvolver processos de investigação de si mesmo;
- Conhecer fundamentos da preparação corporal para o trabalho em artes cênicas;
- Ampliar a expressividade do aluno por via do movimento corporal;
- Desenvolver a presença cênica.

 

Objetivos Específicos:

1. Conhecer a história da formação corporal do ator: primeira
metade do século XX;
2. Experimentar o corpo que somos considerando alguns
aspectos básicos de anatomia e cinesiologia;
3. Conhecer a função do aquecimento, do alongamento, do
alinhamento, do fortalecimento, do relaxamento e da
coordenação corporal no trabalho do profissional de teatro;
4. Realizar exercícios práticos que proporcionem o
aquecimento corporal, o alongamento, o alinhamento, o
fortalecimento, o relaxamento assim como a coordenação do
movimento e coloquem o aluno frente às suas possibilidades e
limitações;
5. Estudo e prática de danças circulares de diferentes culturas
e sua relação com elementos rituais ligados aos ciclos do
meio-ambiente, como forma de conexão com a natureza e
educação ambiental;
6. Simbologia do movimento, representando sua ligação com
espaço e meio-ambiente;
7. Instrumentalizar o aluno para a composição de ações
através dos fatores do movimento estudados por Rudolf Laban.

Conteúdo Programático

- Jogos de movimento-improvisação;
- Processo de investigação de si mesmo;
- Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades;
- Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento, alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal;
- Corpo como espaço de expressividade;
- Corpo dilatado e presença cênica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTHERAT, Thérèse e BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.
  • LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

Bibliografia Complementar:

  • AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
  • GONÇALVES, Maria Augusta. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 2001, 2009, 2011.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • MIRANDA, Regina. Para incluir todos os corpos. In KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
  • STOKOE, Patrícia. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2023 / 1 20 16 Teatro (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
GISELLE MOLON CECCHINI
Professor responsável pela turma

M2 2023 / 1 16 11 Teatro (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MOIRA BEATRIZ ALBORNOZ STEIN
Professor responsável pela turma

Página gerada em 22/09/2023 15:07:14 (consulta levou 0.332933s)