Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
05000675
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O fenômeno da comunicação: conceitos, processos e contextos.
Contribuições multidisciplinares: teorias filosóficas, críticas, sociais, culturais e tecnológicas.
Perspectivas voltadas a signos, linguagens, identidade e complexidade.
Contribuições multidisciplinares: teorias filosóficas, críticas, sociais, culturais e tecnológicas.
Perspectivas voltadas a signos, linguagens, identidade e complexidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as origens da comunicação.Qualificar o aluno para compreender as diferentes correntes/escolas de pesquisa em comunicação.
Analisar as tendências contemporâneas em comunicação e suas relações com a atuação do designer.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DOWBOR, Ladislau. Desafios da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HOHLFELDT, Antonio (et al.). Teorias da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001. MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: Ideias, conceitos e métodos. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003. SILVA, Juremir Machado. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003.
Bibliografia Complementar:
- LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. de Janeiro: Ed. 34, 1993. LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. MAFFESOLI, Michel. A ordem das coisas: pensar a pós-modernidade. Rio de Janeiro: GEN, 2016. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 7. Ed. Lisboa: Presença, 2002.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 33 | 21 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
ROBERTA COELHO BARROS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA DA COMUNICAÇÃO | Artes Visuais (Bacharelado) |
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO | Design Gráfico (Bacharelado) |
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO | Design Digital (Bacharelado) |