Nome da Disciplina
ÁUDIO DESIGN
CÓDIGO
05000746
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Consciência Sonora.
Introdução ao conceito e utilização do som na linguagem audiovisual.
Processos de produção sonora.
Planejamento de áudio.
Som direto e som off.
O som entendido como narrativa: da trilha musical aos efeitos sonoros.
Dublagem.
Paisagem Sonora.
A finalização de áudio para cinema e produtos audiovisuais.
Trilha musical original e pesquisada.
Sincronia imagem/som.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Analisar a construção da linguagem sonora associada a meios digitais e audiovisuais, abordando seus aspectos físicos, estéticos e técnicos.

Objetivos Específicos
Despertar a consciência sonora.
Realizar exercícios práticos com softwares de criação e edição de som para produtos audiovisuais e sonoros.
Trabalhar elementos do som que possibilitem análise e construção de desenho de som, design de som, foley, entre outros.
Abordar o uso crítico-reflexivo das diferentes camadas da trilha sonora em produtos audiovisuais.
Marcas sonoras, áudio e sound branding.
Apresentar os instrumentos de captação de áudio, definindo a função prática e utilização otimizada dos mesmos. Instrumentalizar os alunos para a captação do som direto em situações variadas.
Capacitar os estudantes para a criação, gravação, edição e finalização de narrativas sonoras.
Abordar as etapas de pré-produção, produção e pós-produção de áudio para audiovisual.

Conteúdo Programático

O som como recurso da linguagem audiovisual e suas relações com a imagem.
Análise, planejamento e construção da linguagem sonora em uma obra audiovisual. Terminologia específica da área de áudio.
Narrativas sonoras: rádionovela, audiodescrição, audionarrativa.
Natureza do som: aspectos físicos e técnicos, características da onda sonora, noções de acústica.
Captação de som em internas e externas, os equipamentos (analógicos e digitais) adequados e seus cuidados, principais variáveis determinantes da qualidade sonora.
Som e edição: principais hardwares e softwares utilizados, captação, edição, mixagem, masterização, sincronia. Diferentes formatos de finalização e tratamento de áudio.
Material sonoro: sons organizados, ambiência, ruídos, trilha sonora, suportes para armazenamento e metodologia para catalogação.
Desenho sonoro: propostas estéticas existentes e inovações para as mídias audiovisuais.
O som como narrativa, foco sonoro.
A trilha sonora em estudos de caso.
Diegese sonora.
O som ambiente e a música original e pesquisada: exercícios práticos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Milton Jose de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994. 110 p. [BCS - 306.4 A447i, 11 exemplares] AMENT, Vanessa Theme. The foley grail: the art of performing sound for film, games, and animation. Amsterdam: Boston: Elsevier, 2009. xvi, 199 p. [BCS - 791.43024 A511f, 2 exemplares] BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998. 96 p. [BCS - 780.7 B471e, 3 exemplares] COSTA, Fernando Morais da. O som do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 260 p. [BCS - 778.53 C837s, 3 exemplares] COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 177 p. [BCS, AAE - 780.7 C784c, 4 exemplares] GOLDMARK, Daniel; KRAMER, Lawrence. Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Berkeley: University of California Press, 2007. vii, 324 p. [BCS - 781.542 B573, 3 exemplares] HOLMAN, Tomlinson. Sound for film and television. 3rd ed. Burlington: Focal Press, 2010. xiii, 248 p. [BCS - 778.5 H747s 3.ed., 2 exemplares] HOLMAN, Tomlinson. Surround sound: up and running. 2nd ed. Amsterdã: Elsevier, 2008. xii, 240 p. [BCS - 621.3893 H747s 2.ed., 2 exemplares] JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. 441 p. [BCS - 781 J862m, 3 exemplares] KENWORTHY, Christopher. Master shots: vol. 2 : 100 ways to shoot great dialogue scenes. 2nd ed. Studio City: Michael Wiese Productions, 2011. x, 224 p. [BCS - 791.430233 K37m 2.ed., 2 exemplares] MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos . Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 2v. [BCS - 782.85 M464m 2003, 6 exemplares] MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2004. 151 p. [BCS - 778.53 M973n, 6 exemplares] RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 344 p. [BCS - 302.2 R696d, 3 exemplares] SCHAFER, R. Murray, 1933- . Afinação do mundo: uma

Bibliografia Complementar:

  • AVELLAR, José Carlos, 1936. Imagem e som: imagem e acao, imaginacao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 192 p. [BCS - 791.43 A949i, 1 exemplar] BENNETT, Roy. Uma breve história da música. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. [BCS - 780.9 B472b 4.ed, 2 exemplares] BARTLETT, Bruce; BARTLETT, Jenny. Recording music on location: capturing the live performance. Amsterdã: Boston: Focal Press, 2007. xix, 296 p. [BCS - 781 B289r, 3 exemplares] BILHARINHO, Guido. O filme musical. Uberaba: Instituto Triangulino de Cultura, 2006. 292 p. [BCS - 791.4309 B595f, 1 exemplar] CAZNOK, Yara Borges. Musica: entre o audivel e o visivel. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ; Funarte, 2008. 242 p. [BCS - 780.1 C334m 2.ed., 3 exemplares] DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008. 382 p. [BCS - R 780 D739d 2.ed., 3 exemplares] GERBASE, Carlos. Cinema: primeiro filme : descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012. 275 p. [BCS - 778.53 G361c, 5 exemplares] HARMONCANT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensao musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 272 p. [BCS - 781 H291d, 2 exemplares] HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. 1130 p. [BCS - 781.1 H519a, 2 exemplares] HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006. 278 p. [BCP - 302.23 H557m, 5 exemplares] KATZ, Mark. Capturing sound: how technology has changed music. Berkeley: University of California Press, 2004. xiii, 276 p. + CD-ROM [BCS - 789.98 K19c, 1 exemplar] KIRN, Peter. Real world digital audio. Berkeley: Peachpit, 2006, 615 p. [BCS - 789.9 K59r, 1 exemplar] MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010. 287 p. [BCS - 778.5302 M395c 2010, 3 exemplares] MIRANDA, Eduardo Reck. Computer sound design: synthesis techniques

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 1 20 20 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
GERSON RIOS LEME
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ÁUDIO DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)
ÁUDIO DESIGN Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 13/08/2020 11:44:49 (consulta levou 0.164579s)