Nome da Atividade
DESIGN DE PERSONAGENS
CÓDIGO
05000778
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O que é design de personagens e quais são as diferentes técnicas e tecnologias para concebê-los e produzi-los.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as especificidades e metodologias do design de personagens;
Desenvolver o repertório gráfico e projetual individual através de exercícios direcionados aos diferentes segmentos da criação de personagens,enfatizando a área da animação.
Instigar o desenvolvimento criativo bem como das técnicas e conhecimentos teóricos necessários à criação de personagens e sua aplicação.
Analisar e criticar a produção e contextualização de personagens existentes nos meios.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARHNEIN, Rudolf. Arte e Percepção visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1995. ADONIS, Dondis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes. 1991 AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus,1995. BLAIR, Preston. Dibujos Animados: el dibujo de historietas a su alcance. Evergreen, 2003. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007. CRUSH/ZEEGEN, Lawrence. Princípios de Ilustración. Barcelona: Gilli, 2006. DERDICK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Scipione, 1989. DRUDI, Elisabetta; PACI, Tiziana. Dibujo de Figurines para el Diseño de Moda. Amsterdam: The Pepin Press, 2007. EISNEIR, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. PATMORE, Chris. Diseño de personajes. Barcelona: Norma Editorial, 2005. SEGER, Linda. Como Criar Personagens Inesquecíveis. São Paulo: Bossa Nova, 2006. SPENCER, Scott. Zbrush Character Creation. John Wiley Consumer, 2008. ZEEGEN, Lawrence. Principios de Ilustracion. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005. PROPP, Vladimir S. Morfologia do Conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1984. SHELDON, Lee. Desenvolvimento de personagens e de narrativas para games. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. WELLS, Paul. Desenho para animação. Porto Alegre: Bookmann, 2012. WONG. Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M4 2024 / 1 31 31 Cinema de Animação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MONICA LIMA DE FARIA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN DE PERSONAGENS Design Gráfico (Bacharelado)
DESIGN DE PERSONAGENS Design Digital (Bacharelado)
DESIGN DE PERSONAGENS Cinema de Animação (Bacharelado)

Página gerada em 26/04/2024 09:08:31 (consulta levou 0.119162s)