Nome da Disciplina
DESIGN DE AUTOR
CÓDIGO
05000790
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Conhecimento sobre autoria no design: teorias, escolas e criadores.
Desenvolvimento de metodologia projetual para a criação de objetos de autor.
Autoria e neutralidade.
Prestação de serviços e empreendedorismo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Fornecer conhecimento sobre autoria no design: teorias, escolas e
criadores;

Objetivo Específico
Propor desenvolvimento de metodologia projetual para criação de
objetos de autor;

Conteúdo Programático

1. Fundamentos do design autoral: Breve histórico do design autoral; Conceituações, definições e modelos;
2. Metodologia projetual: Alternativas e etapas de criação de objetos de autor;
3. Prática: Aplicação das metodologias.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre, Bookman, 2009.
  • BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Roland Barthes).
  • FEYERABEND, Paul. Contra o método: esboço de uma teoria anárquica da teoria do conhecimento. São Paulo: Ed. UNESP, 2007.
  • FOUCAULT, Michel. O que é um autor. Lisboa: Vega, 1992. FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006.
  • POYNOR, Rick. No more rules: graphic design and postmodernism. New Haven, Connecticut: Yale University Press, 2003.
  • ROCK, Michael. The designer as author. In: BIERUT, Michael; DRENTTEL, William; HELLER, Steven (Ed.). Looking closer 4: critical writings on graphic design. New York: Allworth Press, 2002. p. 237- 244.
  • SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. 2.ed., Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
  • SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
  • WEYMAR, Lúcia Bergamaschi Costa. Design entre aspas: indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação) PUCRS, Porto Alegre, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Antropos, 1992.
  • BIERUT, Michael; DRENTTEL, William; HELLER, Steven (Ed.). Looking closer 4: critical writings on graphic design. New York: Allworth Press, 2002.
  • HELLER, Steven. The Attack of the Designer Authorpreneur. 1998. n. 2, v. 16. Disponível em: < http://loop1.aiga.org/content.cfm Alias=authorship0001>. Acesso em: 28 mai. 2008.
  • LUPTON, Ellen (ed.). A produção de um livro independente: um guia para autores, artistas e designers. São Paulo: Rosari, 2011
  • LUPTON, Ellen. The designer as producer. 1998. Disponível em: < http://www.typotheque.com/articles/the_designer_as_producer>. Acesso em: 08 set. 2009.
  • McCARTHY. Steven; ALMEIDA, Cristina de. Designer as Author: Diffusion or Differentiation? 2002. Disponível em: < http://www.episodic-design.com/writings/diffusion.html>. Acesso em: 19 mai. 2008.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 1 14 0 Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2 2020 / 1 14 0 Design Digital (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN DE AUTOR Design Gráfico (Bacharelado)
DESIGN DE AUTOR Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 25/01/2020 09:58:03 (consulta levou 0.171709s)