Nome da Atividade
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN
CÓDIGO
05000791
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Redes sociais na internet. Estrutura de rede. Planejamento de redes sociais. Aplicações de redes sociais ao Design Digital. Design para redes sociais. Interfaces digitais e redes sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
- Promover uma aproximação dos alunos com os conceitos relacionados às redes sociais, estimulando a
percepção e a reflexão sobre fatores teóricos e práticos relacionados à área de Design Digital.

Objetivos Específicos
- Permitir o contato com teorias e modelos de redes para uma compreensão mais ampla da
inserção das redes sociais na internet na área do Design Digital.
- Estimular uma postura crítica e também estratégia dos estudantes ao capacitá-los para a prática
profissional na área de redes sociais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAYM, N. K. Personal Connections in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2010. pp. 99-149. BENKLER, Y. The Wealth of Networks. New Haven: Yale University Press, 2006. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GARRETT, J. J. The elements of user experience: user-centered design for the web. New Riders, 2002. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo : Aleph, 2009. JOHNSON, Steven. Cultura da interface. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2001. PRIMO, A. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007. RECUERO, R. Conversação em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012. RECUERO, R.. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. DEUZE, Mark; SPEERS, Laura; BLANK, Peter. Vida midiática. Revista USP, São Paulo, n.86, p.139-145, 2010. MARQUES, Vasco. Redes sociais 360 como comunicar on-line: #socialmedia360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. ROYO, J. Design Digital. São Paulo: Rosari, 2008. SHIRKY, Clay. A cultura da participação, criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro Zahar 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)
REDES SOCIAIS APLICADAS AO DESIGN Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 26/04/2024 15:50:11 (consulta levou 0.109469s)