Nome da Disciplina
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
CÓDIGO
05000832
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Desenvolvimento de parâmetros e metodologias de trabalho para a direção de arte em projetos digitais e gráficos, integração de competências para aplicação e avaliação dos projetos em todas as fases do desenvolvimento.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Estimular práticas de gerenciamento criativo de equipes e projetos;
- Fazer com que o aluno possa integrar saberes para a criação e direção de arte em projetos digitais e gráficos;
- Fornecer parâmetros para a prática conceitual e estética bem orientadas de um projeto;
- Permitir o contato com metodologias de trabalho para a direção de arte e o conhecimento das atribuições de um/a diretor/a de arte.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADAS, Eduardo. Superapresentações – Como vender ideias e conquistar audiências. 1º ed. São Paulo: Panda Books, 2011. 184 p. AMBROSE, Gavin. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015. recurso online BERGSTROM, Bo. Fundamentos da comunicação visual. São Paulo: Rosari, 2009; BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: SENAC São Paulo, 2011. 183 p. Número de chamada: 741.6023 P214 (BCS). 8 exemplares COELHO, Luiz Antonio L. Por uma metodologia de ideias (p. 39-53). In: COELHO, Luiz Antonio L. (org). DESIGN Método. Rio de Janeiro: Editora Novas Idéias, 2006. 184p. Número de chamada: 745.2 D457 (BCS). 3 exemplares. DABNER, David; STEWEART, Sandra; ZEMPOL, Eric. Curso de design gráfico: princípios e práticas. Tradução: Mariana Bandarra. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. DESIGN gráfico caso a caso: como designer faz design. São Paulo: ADG, 2000. 104 p. Número de chamada: 745 D457 (BCS) 1 exemplar DE MASI, Domênico. Criatividade e grupos criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2009. 159 p. Número de chamada: 686.2252 H965l (BCP) 3 exemplares LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. 245 p. Número de chamada: 741.6 L966n (BCS). 12 exemplares; LUPTON, Ellen (org). Intuição, ação, criação. Trad. Mariana Bandarra. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013. LUPTON, Ellen. Design is storytelling. New York: Cooper Hewitt, 2017.
  • MELO, Chico Homem de. Impressões digitais. In: Os desafios do designer: & outros textos sobre design gráfico. São Paulo: Edições Rosari, 2003. 97 p. (Coleção Textos Design) ISBN 85-883-4314-2. Número de chamada: 741.6 M528d (BCS). 3 exemplares. MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997, 2006. 350 p. Número de chamada: 745.4 M963d (BCS). 4 exemplares; PHILLIPS, Peter L. Briefing. 2º ed. São Paulo: Blucher, 2017. recurso online WHEELER, Alina. Design de identidade da marca guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3º ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Recurso online

Bibliografia Complementar:

  • AMBROSE, Gavin. Fundamentos de design criativo. 2. Porto Alegre Bookman 2014 1 recurso online AMBROSE, Gavin. Layout. 2. Porto Alegre Bookman 2014 1 recurso online BIRCH, Helen. Desenhar: truques, técnicas e recursos para a inspiração visual. Tradução: Denis Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2015; CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 10º edição. Brasília: SENAC, 2015; FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. 173 p. Número de chamada: 152.145 F225p 5.ed. (BCS) 6 exemplares; FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006,2009. 143 p. (Coleção fundamentos do design). Número de chamada: 745.4 F954p (BCS) - 9 exemplares LUPTON, Ellen (org.). Intuição, Ação, Criação Graphic Design Thinking. São Paulo: Gustavo Gili, 2003 LUPTON, Ellen. How Posters Work. New York: Cooper Hewitt, 2015 GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2004. 147 p. Número de chamada: 152.145 G963c 3.ed. (BCS) 7 exemplares (BCP) 3 exemplares; GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia: a organização da co-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003. 208 p. Número de chamada: 152.145 G963c (BCS). 2 exemplares; HELLER, Steven; TALARICO, Lita. Escola de Design: projetos desafiadores de escolas do mundo todo. Tradução: Márcio Caparica. São Paulo: Editora Senac, 2016. SAMARA, Timothy. Elementos do design: guia de estilo gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2010
  • Abstract: The Art of Design. Netflix, 2017. Temporada 1. Documentário. Ep. 6. Paula Scher: designer gráfico.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 28 27 Design Digital (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
NADIA MIRANDA LESCHKO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO Design Gráfico (Bacharelado)
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 16/09/2019 05:51:33 (consulta levou 0.142194s)