Nome da Atividade
MARKETING APLICADO AO DESIGN
CÓDIGO
05000834
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Conceituação e objetivos do Marketing. Ambiente do Marketing. Sistemas de Marketing. Marketing Estratégico. Sistema de informações. Mercado e Comportamento dos Consumidores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
- Compreender a amplitude do campo do Marketing identificando as possibilidades de planejamento estratégico que incluam o design como uma ferramenta mercadológica.
Específicos
- Compreender os fundamentos do Marketing;
- Conhecer o ambiente do Marketing identificando as estratégias empresariais que também incluam o design como uma ferramenta estratégica;
- Identificar os tipos de posicionamento de mercado a fim de gerenciar uma marca;
- Compreender, elaborar e reconhecer a utilização do Mix de Marketing;
- Reconhecer as possibilidades de negócios e relacionamento com os clientes identificando o comportamento do consumidor;
- Capacidade para organizar um Plano de Marketing que utilize o Design de forma estratégica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDALISE, Loreni Teresinha. A percepção do consumidor na análise do ciclo da vida do produto: um modelo de apoio à gestão empresarial. Cascavel: EDUNIOESTE, 2008. BRUNNER, Robert. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2010. COBRA, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997. ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2000. GREENWALD, Bruce C. N. A estratégia competitiva desmistificada: uma abordagem radical e objetiva para a aplicação de estratégias de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007. MALHOTRA, Naresh K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia empresarial & vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar . 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010 PEREIRA, José Matias. Curso de administração estratégica: foco no planejamento estratégico . São Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CONSOLO, Cecília. Design Estratégico, do símbolo à Gestão da Identidade Corporativa. São Paulo: Bulcher, 2015. DUAILIBI, Roberto; JUNIOR SIMONSEN, Harry. Criatividade e Marketing. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000. GRACIOSO, Francisco (Org.). As novas arenas da comunicação com o mercado. São Paulo: Atlas, 2008. ¬¬¬¬¬________________. Marketing Estratégico – Planejamento Estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 2009. GULLO, José; PINHEIRO, Duda. Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Atlas, 2008. GURGEL, Claudio; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Administração – Elementos Essenciais para a Gestão das Organizações. São Paulo: Atlas, 2009. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing Móvel. Tendências e oportunidades no Marketing Eletrônico. São Paulo: Saint Paul, 2009. KOTLER, Philip, Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. LIMA, Agnaldo. Gestão de Marketing Direto. Da conquista ao relacionamento com o cliente. São Paulo: Atlas, 2006. LUPTON, Ellen. Intuição, ação, criação. São Paulo: G. Gill, 2014. MINADEO, Roberto. Gestão de Marketing – Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2008. MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do Design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011. PEREIRA, José Matias. Administração Estratégica – Foco no Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2011. PIZZINATTO, Nadia Kassouf (Org.). Marketing focado na cadeia de clientes. São Paulo: Atlas, 2005. ROCCATO, Pedro Luiz. Canais de vendas e distribuição. São Paulo: M. Books, 2006. VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing – O guia definitivo do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2008. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 28 28 Design Digital (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
HELENA DE ARAUJO NEVES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MARKETING APLICADO AO DESIGN Design Gráfico (Bacharelado)
MARKETING APLICADO AO DESIGN Design Digital (Bacharelado)

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