Nome da Atividade
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
CÓDIGO
22000186
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
História da computação e da tecnologia. Impacto social e ambiental da informática. Influências da informatização sobre o comportamento humano. Visão das aplicações do computador. Computadores no processo de tomada de decisão. O cientista da computação
como profissional. Ética na profissão, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. Códigos de ética profissional. Visão futurista da computação. Percepção pública de
computadores e de profissionais de computação. O poder da informação. Privacidade do cidadão e direito de acesso às informações.
como profissional. Ética na profissão, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. Códigos de ética profissional. Visão futurista da computação. Percepção pública de
computadores e de profissionais de computação. O poder da informação. Privacidade do cidadão e direito de acesso às informações.
Objetivos
Objetivo Geral:
Esta disciplina tem por objetivo discutir aspectos éticos e implicações sociais e ambientais da tecnologia e da ciência da computação. Pretende ser um espaço de reflexão para o futuro profissional de computação situar-se como ator na defesa da qualidade e da ética em sua profissão.Conteúdo Programático
1. História da computação e da tecnologia.
2. Impacto social da informática: alta tecnologia versus exclusão digital. Relações étnico-raciais e diversidade cultural em meios de
comunicação eletrônica.
3. Influências da tecnologia no comportamento humano: dependência tecnológica, relacionamentos virtuais, etc.
4. Ética em computação: A abrangência da ética em computação, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica,
étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. A importância do raciocínio na tomada de
decisões éticas.
5. Códigos de ética profissional na área de computação: O cientista da computação como profissional.
6. Privacidade e acesso não autorizado: hackers e crackers.
7. Propriedade Intelectual e responsabilidade: Proteção à propriedade intelectual. A propriedade intelectual nos códigos de ética.
Direito autoral. Patente. Segredo de negócio. Engenharia reversa.
8. A ética na internet: Liberdade de informação na internet. Mensagens eletrônicas. Hábeas-data e Privacidade.
9. Impactos ambientais do uso e desenvolvimento da Computação e a necessidade de medir e gerenciar recursos naturais.
2. Impacto social da informática: alta tecnologia versus exclusão digital. Relações étnico-raciais e diversidade cultural em meios de
comunicação eletrônica.
3. Influências da tecnologia no comportamento humano: dependência tecnológica, relacionamentos virtuais, etc.
4. Ética em computação: A abrangência da ética em computação, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica,
étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. A importância do raciocínio na tomada de
decisões éticas.
5. Códigos de ética profissional na área de computação: O cientista da computação como profissional.
6. Privacidade e acesso não autorizado: hackers e crackers.
7. Propriedade Intelectual e responsabilidade: Proteção à propriedade intelectual. A propriedade intelectual nos códigos de ética.
Direito autoral. Patente. Segredo de negócio. Engenharia reversa.
8. A ética na internet: Liberdade de informação na internet. Mensagens eletrônicas. Hábeas-data e Privacidade.
9. Impactos ambientais do uso e desenvolvimento da Computação e a necessidade de medir e gerenciar recursos naturais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MASIERO, P. C. Ética em Computação. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2000, ISBN: 85-314-0575-0.
- SCHAFF, A. A sociedade informática: as conseqüências sociais da segunda revolução industrial. São Paulo: Brasiliense,1993
- MCGINN, R. E. Science, Technology and Society. Prentice Hall Foundations of Modern Sociology Series. Prentice Hall. EUA, 1991, ISBN: 0-13-794736-4
Bibliografia Complementar:
- EDGAR, S. L. Morality and machines: perspectives on computer ethics. Jones & Barlett Pub. EUA, 1997, ISBN: 076370184X
- HESTER, D. M., FORD, P. J. Computers and Ethics in the Cyberage. Prentice Hall. EUA, 2001, ISBN: 0-13-082978-1
- MINISTÉRIO da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde. Brasília: Imprensa Nacional, 2000.
- GRUPO Telefônica no Brasil. A Sociedade da Informação no Brasil: presente e perspectivas. São Paulo: Telefônica, 2002
- SOUSA, M. S. L. Introdução aos aspectos humanos da interação homem: computador. UFRGS, 1995.
- R. KUEHR e E. WILLIAMS. Computers and the Environment: Understanding and Managing their Impacts (Eco-Efficiency in Industry and Science). Kluwer Academic, 2007
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T2 | 2024 / 1 | 48 | 41 |
Ciência da Computação (Bacharelado) Engenharia de Computação (Bacharelado) Horários
|
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI Professor responsável pela turma |
||||||
T99 | 2024 / 1 | 2 | 2 |
Ciência da Computação (Bacharelado) Horários
|
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE | Ciência da Computação (Bacharelado) |
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE | Engenharia de Computação (Bacharelado) |