Nome da Disciplina
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
CÓDIGO
22000186
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

História da computação e da tecnologia. Impacto social e ambiental da informática. Influências da informatização sobre o comportamento humano. Visão das aplicações do computador. Computadores no processo de tomada de decisão. O cientista da computação
como profissional. Ética na profissão, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. Códigos de ética profissional. Visão futurista da computação. Percepção pública de
computadores e de profissionais de computação. O poder da informação. Privacidade do cidadão e direito de acesso às informações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem por objetivo discutir aspectos éticos e implicações sociais e ambientais da tecnologia e da ciência da computação. Pretende ser um espaço de reflexão para o futuro profissional de computação situar-se como ator na defesa da qualidade e da ética em sua profissão.

Conteúdo Programático

1. História da computação e da tecnologia.
2. Impacto social da informática: alta tecnologia versus exclusão digital. Relações étnico-raciais e diversidade cultural em meios de
comunicação eletrônica.
3. Influências da tecnologia no comportamento humano: dependência tecnológica, relacionamentos virtuais, etc.
4. Ética em computação: A abrangência da ética em computação, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica,
étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. A importância do raciocínio na tomada de
decisões éticas.
5. Códigos de ética profissional na área de computação: O cientista da computação como profissional.
6. Privacidade e acesso não autorizado: hackers e crackers.
7. Propriedade Intelectual e responsabilidade: Proteção à propriedade intelectual. A propriedade intelectual nos códigos de ética.
Direito autoral. Patente. Segredo de negócio. Engenharia reversa.
8. A ética na internet: Liberdade de informação na internet. Mensagens eletrônicas. Hábeas-data e Privacidade.
9. Impactos ambientais do uso e desenvolvimento da Computação e a necessidade de medir e gerenciar recursos naturais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 1 45 35 Ciência da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE Ciência da Computação (Bacharelado)
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE Engenharia de Computação (Bacharelado)

Página gerada em 20/06/2019 10:29:41 (consulta levou 0.141313s)