Nome da Disciplina
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
CÓDIGO
22000187
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Introdução aos conceitos básicos de CG, estado da arte e principais aplicações. Hardware Gráfico e Sistemas Gráficos. Computação Gráfica 2D, Computação Gráfica 3D. Tópicos especiais em computação gráfica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer os fundamentos da área de Processamento Gráfico, apresentando os principais conceitos de Computação Gráfica. Capacitar o aluno a compreender a organização de sistemas gráficos em termos de software e hardware, assim como suas funcionalidades típicas. Capacitar o aluno a implementar técnicas básicas de modelagem, iluminação e texturização para objetos gráficos.

Conteúdo Programático

1. Introdução
• Aplicações
• Da cena real para uma imagem
• Sistemas e hardware gráficos
• Dispositivos gráficos vetoriais e matriciais
2. Princípios Básicos da Computação Gráfica 2D
• Imagens raster vs. vetoriais
• Objetos geométricos básicos
• Transformações geométricas e coordenadas homogêneas
• Animação e movimento baseados em transformações
3. Linhas e Curvas
• Linhas e pixel
• Algoritmo do ponto-médio (Bresenham) para linhas
• Algoritmos estruturais
• Algoritmo do ponto-médio (Bresenham) para círculos
• Antialiasing
4. Áreas, Texto e Cores
• Preenchimento
• Imagens bufferizadas
• Imagens em tons de cinza e intensidades
• Modelos e interpolação de cores
5. Princípios Básicos da Computação Gráfica 3D
• Do mundo 3D para um modelo computacional
• Transformações geométricas
• Objetos geométricos elementares
• Animação e movimento de objetos
• Projeções
6. Modelagem de Objetos 3D
• Objetos 3D e suas superfícies
• Técnicas de modelagem
• Modelagem de superfície com polígonos
• Curvas paramétricas e vetores normais
7. Determinação da Superfície Visível
• Recorte de volumes
• Algoritmos para determinação da superfície visível
• Técnicas image-precision
8. Iluminação e Sombras
• Fontes de luz
• Reflexão e Sombreamento
• Transparências e Texturas
• Ray-tracing
9. Efeitos Especiais e Realidade Virtual
• Fumaça e sistemas de partículas
• Superfícies dinâmicas
• Interação e detecção de colisões
• Efeitos sonoros

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 1 35 33 Ciência da Computação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
RAFAEL PICCIN TORCHELSEN
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMPUTAÇÃO GRÁFICA Matemática (Licenciatura)
COMPUTAÇÃO GRÁFICA Matemática (Licenciatura - Noturno)
COMPUTAÇÃO GRÁFICA Ciência da Computação (Bacharelado)

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