Nome da Atividade
ENGENHARIA DE QUALIDADE 1
CÓDIGO
15000258
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Conceitos de Qualidade e os especialistas da Qualidade. Recursos humanos e TQM. Sistemas de gestão da Qualidade. Ferramentas da qualidade. Metodologia e filosofia Seis sigma. Custos da Qualidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentes à qualidade, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área.

Objetivo(s) específico(s):
A partir dos estudos das metodologias e ferramentas da área de qualidade o aluno será capaz de compreender os conceitos para:
- elaborar e implementar projetos de implementação de gestão da qualidade nas organizações;
- discutir de forma sistematizada e compartilhada a administração da gestão pela qualidade;
- interpretar e adaptar as questões discutidas para a realidade das organizações.

Conteúdo Programático

Modulo 1: Conceitos de Qualidade
Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade, Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e TQM. Programas de sugestões e Sistemas de Garantia de Qualidade, Círculos de Controle de Qualidade, Trabalhos em equipes, Os cincos sensos. Melhorias, metas, método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do PDCA, planos de ação. O Ambiente da Qualidade: implementação e monitoramento.
Modulo 2: Ferramentas da qualidade
Brainstorming; CCQ: Círculos de Controle de Qualidade; Diagrama de causa e efeito; Diagrama de dispersão; Estratificação; Fluxograma; Folha de verificação; Gráfico de Pareto; Histograma; Matriz GUT; 5W2H/MASP; Matriz de priorização; Diagrama de afinidade; Diagrama árvore; Diagrama de matriz; Diagrama de flechas; diagrama de inter-relacionamento; outras ferramentas.
Modulo 3: Metodologia e filosofia Seis sigma.
Metodologia, filosofia e ferramentas Seis Sigma. Integração entre Lean e Seis Sigma na qualidade, Lean Seis Sigma Integrado ao PDCA.
Modulo 4: Custos da Qualidade
Custos da má qualidade: conceito de custo da má qualidade, vantagens da avaliação dos custos da má qualidade, elementos dos custos da má qualidade, interação entre os custos da má qualidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993
  • CARVALHO, M.M., PALADINI, E.P. Gestão da Qualidade. Elsevier Campus . 2ª Edição, 2012.
  • WERKEMA, C. Ferramentas Estatísticas Basicas do Lean Seis Sigma integradas ao PDCA. Elsevier Campus, 2ª Edição, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Editora: INDG Tecnologia e Serviços, 8ª Edição, 2004.
  • JURAN, M. J. Controle de qualidade. São Paulo: Makron, 1993.
  • PALADINI, E. P. Gestão de qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2ª Edição, 2011.
  • RODRIGUES, M.V. Ações para a Qualidade. Editora Qualitymark, 3ª Edição 2010.
  • TOLEDO, J.C., BORRAS, M.A.A., MERGULHÃO, R.C., MENDES, G.H.S. Qualidade – Gestão e Métodos. Editora LTC, 2013.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENGENHARIA DE QUALIDADE 1 Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 19/04/2024 15:11:33 (consulta levou 0.113659s)