Nome da Atividade
ENGENHARIA DE QUALIDADE 1
CÓDIGO
15000258
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conceitos de Qualidade e os especialistas da Qualidade. Recursos humanos e TQM. Sistemas de gestão da Qualidade. Ferramentas da qualidade. Metodologia e filosofia Seis sigma. Custos da Qualidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentes à qualidade, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área.
Objetivo(s) específico(s):
A partir dos estudos das metodologias e ferramentas da área de qualidade o aluno será capaz de compreender os conceitos para:
- elaborar e implementar projetos de implementação de gestão da qualidade nas organizações;
- discutir de forma sistematizada e compartilhada a administração da gestão pela qualidade;
- interpretar e adaptar as questões discutidas para a realidade das organizações.
Conteúdo Programático
Modulo 1: Conceitos de Qualidade
Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade, Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e TQM. Programas de sugestões e Sistemas de Garantia de Qualidade, Círculos de Controle de Qualidade, Trabalhos em equipes, Os cincos sensos. Melhorias, metas, método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do PDCA, planos de ação. O Ambiente da Qualidade: implementação e monitoramento.
Modulo 2: Ferramentas da qualidade
Brainstorming; CCQ: Círculos de Controle de Qualidade; Diagrama de causa e efeito; Diagrama de dispersão; Estratificação; Fluxograma; Folha de verificação; Gráfico de Pareto; Histograma; Matriz GUT; 5W2H/MASP; Matriz de priorização; Diagrama de afinidade; Diagrama árvore; Diagrama de matriz; Diagrama de flechas; diagrama de inter-relacionamento; outras ferramentas.
Modulo 3: Metodologia e filosofia Seis sigma.
Metodologia, filosofia e ferramentas Seis Sigma. Integração entre Lean e Seis Sigma na qualidade, Lean Seis Sigma Integrado ao PDCA.
Modulo 4: Custos da Qualidade
Custos da má qualidade: conceito de custo da má qualidade, vantagens da avaliação dos custos da má qualidade, elementos dos custos da má qualidade, interação entre os custos da má qualidade.
Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade, Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e TQM. Programas de sugestões e Sistemas de Garantia de Qualidade, Círculos de Controle de Qualidade, Trabalhos em equipes, Os cincos sensos. Melhorias, metas, método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do PDCA, planos de ação. O Ambiente da Qualidade: implementação e monitoramento.
Modulo 2: Ferramentas da qualidade
Brainstorming; CCQ: Círculos de Controle de Qualidade; Diagrama de causa e efeito; Diagrama de dispersão; Estratificação; Fluxograma; Folha de verificação; Gráfico de Pareto; Histograma; Matriz GUT; 5W2H/MASP; Matriz de priorização; Diagrama de afinidade; Diagrama árvore; Diagrama de matriz; Diagrama de flechas; diagrama de inter-relacionamento; outras ferramentas.
Modulo 3: Metodologia e filosofia Seis sigma.
Metodologia, filosofia e ferramentas Seis Sigma. Integração entre Lean e Seis Sigma na qualidade, Lean Seis Sigma Integrado ao PDCA.
Modulo 4: Custos da Qualidade
Custos da má qualidade: conceito de custo da má qualidade, vantagens da avaliação dos custos da má qualidade, elementos dos custos da má qualidade, interação entre os custos da má qualidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993
- CARVALHO, M.M., PALADINI, E.P. Gestão da Qualidade. Elsevier Campus . 2ª Edição, 2012.
- WERKEMA, C. Ferramentas Estatísticas Basicas do Lean Seis Sigma integradas ao PDCA. Elsevier Campus, 2ª Edição, 2014.
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Editora: INDG Tecnologia e Serviços, 8ª Edição, 2004.
- JURAN, M. J. Controle de qualidade. São Paulo: Makron, 1993.
- PALADINI, E. P. Gestão de qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2ª Edição, 2011.
- RODRIGUES, M.V. Ações para a Qualidade. Editora Qualitymark, 3ª Edição 2010.
- TOLEDO, J.C., BORRAS, M.A.A., MERGULHÃO, R.C., MENDES, G.H.S. Qualidade – Gestão e Métodos. Editora LTC, 2013.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 25 | 20 |
Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) Horários
|
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENGENHARIA DE QUALIDADE 1 | Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) |