Nome da Atividade
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA EM HOTELARIA
CÓDIGO
21000010
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O contexto histórico da Gestão de Pessoal. Postura e Ética Profissional. Perfil do Profissional de Hotelaria. Planejamento de Pessoal. Métodos e Técnicas aplicadas à Gestão de Pessoas. Desafios da Gestão de Pessoal em Organizações Hoteleiras e Extra-Hoteleiras. Gestão do Conhecimento. Métodos de Gestão, com ênfase para Gestão por Competências. Administração de Carreiras contemplando novos paradigmas de Cargos e Salários para organizações de serviços. Processo de desenvolvimento de Equipes de alta performance. Consultoria Interna. Cenários futuros.

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir sobre a importância que o ser humano tem no contexto das organizações de serviços, dando-lhes condições de planejar com foco nos objetivos organizacionais, identificar talentos em potencial, bem como atraí-los e mantê-los na organização, uma vez que representam a força competitiva destas.

Conteúdo Programático

1 Histórico da gestão de pessoal no brasil - conceitos
2 Postura e ética profissional - perfil do profissional
2.1 Desafios da gestão de pessoal em organizações hoteleiras e extra-hoteleiras.
3 Descrição, análise de cargos, especificação de cargos e processos
4 Planejamento de pessoal
5 Métodos e técnicas aplicados à gestão de pessoas
5.1 Recrutamento de pessoal
5.2 Seleção de pessoal
5.3 Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos
5.4 Rotatividade de pessoal (turn over)
5.5 Absenteísmo e presenteísmo
6 Métodos de gestão, com ênfase para gestão por competências
7 Gestão do conhecimento
8 Administração de carreiras x cargos & salários
9 Processo de desenvolvimento de equipes de alta performance
10 Consultoria interna
11 Liderança na hotelaria

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAON, Mauro. Gestão estratégica de serviços de hotelaria. São Paulo: Atlas, 2008.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 205 p.
  • DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2011. 210 p.
  • LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
  • SNELL, Scott; BOHLANDER, George. Administração de recursos humanos. 14. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
  • TOLEDO, Flávio de. Administração de pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

Bibliografia Complementar:

  • ARAUJO, Luís César G. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
  • BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, Seleção e Competências. São Paulo: Atlas, 2010.
  • ¬¬¬SERSON, Fernando M. Hotelaria: a busca da excelência. 2 ed. São Paulo: Cobra, 2000.
  • SILVA, M. O. Gestão de pessoas através do sistema de competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
  • ZABOT, J. B. M. Gestão do conhecimento: aprendizagem e tecnologia construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA EM HOTELARIA Hotelaria (Tecnológico)

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