Nome da Atividade
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )
CÓDIGO
20000131
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Verbos. Adjetivação. Singular e plural revisitado. Sintaxe de LIBRAS. Expressão facial e corporal. Cultura. Teatro. Compreensão textual.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver e introduzir elementos da LIBRAS que possibilitem aos alunos dar continuidade à construção de habilidade e desempenho na comunicação em Língua Brasileira de Sinais.

Conteúdo Programático

Verbos e tempos verbais revisitados
Adjetivos – continuando
Pronomes indefinidos/quantificadores
Classificação do singular/plural
Mapa do mundo – cultura sobre comunidades surdas
Ordem dos sinais em contexto - continuando
Sintaxe das expressões faciais e corporais
Números - ordem
Profissões
Transportes
Comunicação
Teatro
Compreensão textual em LIBRAS

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walquíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.2v.
  • COELHO, Orquídea; KLEIN, Madalena (Coord.) Cartografias da surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogia. Porto: Livpsic, 2013. 513 p. ISBN 9789897300240
  • QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • LODI, Ana Claudia Balieiro et al. (Org.) Letramento e minorias. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
  • LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
  • QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • SKLIAR, Carlos (Org). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
  • VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne M. da Costa; BREGONCI, Aline de Menezes; FERREIRA, Arlene Batista; XAVIER, Keli Simões (orgs.). Práticas bilíngues: caminhos possíveis na educação dos surdos. Vitória: GM. 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III ) Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III ) Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III ) Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado)

Página gerada em 26/04/2024 11:13:22 (consulta levou 0.114204s)