Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II
CÓDIGO
20000170
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise e produção de textos visando tanto ao desenvolvimento da habilidade de compreensão leitura como ao de uma escrita capaz de provocar o efeito de sentido almejado pelo autor. Reconhecimento de características dos textos que alteram o grau de precisão ou de imprecisão dos textos em seu funcionamento.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver a habilidade de analisar o texto em relação aos aspectos linguísticos e contextuais.
Objetivos Específicos:
(1) Argumentar, expor os argumentos por escrito e organizar os tópicos argumentativos de forma textual com coesão e coerência; (2) Reproduzir ideias de forma organizada, concisa e coerente.; (3) Refletir sobre autoria, dar crédito e utilizar citações de acordo com as normas estabelecidas no âmbito da produção textual (ABNT); (4) Identificar os diferentes sistemas que compõem os textos e que concorrem para o seu funcionamento como um todo que constrói sentido; (5) Saber utilizar o conhecimento de recursos linguísticos para aferir a propriedade do texto em análise, tanto na leitura quanto na produção textual; (6) Garantir a discussão através de textos, de diferentes temáticas, dentre elas políticas públicas envolvendo questões ambientais, étnicas, de gênero e de acessibilidade.Conteúdo Programático
(1) Leitura e construção de sentido; (2) Fatores que concorrem para a construção dos sentidos; (3) Gêneros textuais e implicações linguísticas; (4) Fatores de textualidade: coerência, coesão, clareza, informatividade, adequação, intertextualidade, conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, conhecimento partilhado; (5) Escrita e reescrita de textos; (6) Análise e síntese de textos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABREU, Antonio Suárez. Curso de redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.
- FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 9, ed. São Paulo: Ática, 2004.
- FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de textos para estudantes universitários. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
- KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.
- VAL, Maria da Graça Costa Val. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Bibliografia Complementar:
- CASSANY, D. Oficina de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
- FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2002.
- FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo:Ática, 2002.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II | Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II | Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado) |