Nome da Disciplina
EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL
CÓDIGO
01180029
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O que é desenvolvimento. Desenvolvimento Agrícola. Desenvolvimento Rural. Desenvolvimento
Sustentável. Desenvolvimento Territorial. Desenvolvimento como Liberdade. As novas abordagens
do desenvolvimento. Do setor ao território. A questão tecnológica na agricultura. O modelo de
inovação induzida. Saber empírico e saber científico. A Extensão Rural no Brasil. As fases da
Extensão Rural. Comunicação Rural e Extensão Rural. Metodologias em Extensão Rural.
Classificação das Metodologias. Das abordagens simples às complexas. Os mecanismos de
intervenção do Estado na agricultura. A Política Agrícola. Crédito de Custeio, Investimento e
Comercialização para a grande exploração e para a agricultura familiar. O papel dos Estoques Reguladores. O papel dos Mercados Institucionais. Os novos atores e públicos da extensão rural.
As políticas públicas. A visão universalista e a visão focalizada. Temas emergentes em Extensão
Rural. Segurança Alimentar no meio rural.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Oferecer ao educando uma formação consistente para que possa atuar de forma criativa, crítica
e construtiva no enfrentamento das questões que afetam o meio rural e à sociedade como um
todo na atualidade.
b) Propiciar ao educando uma base conceitual ampla sobre a necessária conciliação entre o
conhecimento técnico e as diversas dimensões (social, cultural, política, ética e ambiental) que
regem o exercício da atividade profissional no âmbito das ciências agrárias.
c) Compreender a importância da Extensão Rural como política pública, como campo de atuação
e exercício profissional, bem como do ponto de vistados processos de desenvolvimento rural e
territorial.

 

Objetivos Específicos:

a) Analisar o papel da Extensão Rural no processo de desenvolvimento da agropecuária brasileira
e suas relações com os demais instrumentos de Política Agrária do Estado.
b) Conhecer a trajetória recente das metodologias de comunicação, difusão e de adoção de
tecnologias, bem como as questões relacionadas ao planejamento em Extensão Rural.
c) Abordar os grandes desafios que afetam o desenvolvimento da agropecuária brasileira, bem
como os novos enfoques do processo de desenvolvimento rural (desenvolvimento sustentável,
desenvolvimento territorial, agroecologia, ecodesenvolvimento, abordagem sistêmica e integrada).
d) Apresentar as diversas formas sociais de produção existentes no meio rural brasileiro
(empresas rurais, agricultura familiar, pescadores artesanais, comunidades remanescentes de
quilombos, etc.) e coletividades (mulheres e jovens rurais, associações, etc.), bem como as
diferenças do ponto de vista de suas respectivas demandas e das ferramentas em extensão rural
que devem ser acionadas para atendê-las.
e) Proporcionar, através de seminários e debates, uma base conceitual ampla para compreender
a complexidade que envolve o processo de intervenção estatal na agricultura, seja do ponto de
vista da organização institucional da política agrícola, seja do ponto de vista dos instrumentos
públicos e privados que são atualmente utilizados para cumprir seus objetivos, especialmente no
âmbito do crédito agrícola, da assistência técnica e da infraestrutura produtiva.

Conteúdo Programático

Unidade I – INTRODUÇÃO À EXTENSÃO RURAL: AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO E A
QUESTÃO TECNOLÓGICA
A evolução da agricultura no mundo e no Brasil.
O processo dedesenvolvimento rural segundo a abordagem convencional, dualista e/ou clássica.
As novas concepções de desenvolvimento: a transição entre a abordagem setorial e a abordagem
espacial ou territorial.
A revolução verde, o processo de modernização da agropecuária brasileira e seus impactos.
e) A tecnologia na agricultura, o processo de geração, adaptação, vulgarização, difusão e
produção de conhecimento.
f) Saber empírico e saber científico: a pesquisa agropecuária convencional e as novas abordagens
na produção do conhecimento.
g)O modelo de inovação induzida, as biotecnologias, organismos geneticamente modificados,
conservação da biodiversidade e os desafios da sustentabilidade.
Unidade II – A CONTEXTUALIZAÇÃO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL
a) As origens e a evolução histórica da Extensão Rural no Brasil.
b)As etapas da Extensão Rural: o surgimento, a fase humanista, o difusionismo-produtivismo, a
crise e ressurgimento da Extensão Rural.
c)A política nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Unidade III – COMUNICAÇÃO E METODOLOGIAS EM EXTENSÃO RURAL
a)O processo de comunicação e sua importância no âmbito da Extensão Rural e da Assistência
Técnica.
b) Modelos de comunicação rural: da visão etnocêntrica à concepção crítica e culturalmente
referenciada.
c) Enfoques metodológicos em Extensão Rural: da concepção difusionista à concepção criativa,
crítica e participativa
d)Metodologias em Extensão Rural: classificação, características, usos e limitações.
e) Métodos clássicos e convencionais (Unidades e Lavouras Demonstrativas, Dias de Campo,
Concurso de Produtividade, etc.) e métodos complexos (Abordagem sistêmica, Diagnóstico de
Sistemas Agrários, Diagnóstico Rural Participativo, Grupos de Discussão, etc.).
f) A importância e princípios básicos do planejamento em extensão rural.
g) Planejamento participativo e processos de empoderamento no meio rural.
Unidade IV – POLÍTICA AGRÍCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS
a)A Política agrícola no Brasil: modalidades de crédito agrícola (Custeio, Investimento e
comercialização)
b) Principais instrumentos da política agrícola para a agricultura empresarial: política de
comercialização: a Política Geral de Preços Mínimos, o papel dos estoques reguladores,
empréstimos e aquisições do governo federal).
c) Principais instrumentos de Política Agrícola para a Agricultura Familiar: O caso do Programa
Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), dos Mercados Institucionais
(Programa de Aquisições da Agricultura Familiar – PAA e Programa Nacional de Alimentação
Escolar – PNAE) e outros instrumentos públicos de intervenção.
d) O Plano Safra da Agricultura Empresarial e da Agricultura Familiar.
e) Os novos atores e públicos da extensão rural: entre a visão universalista e focalizada das
políticas públicas. A segurança alimentar no meio rural.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO RURAL Agronomia (Bacharelado)

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