Nome da Atividade
PEDIATRIA
CÓDIGO
07440001
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
Ementa
A Pediatria é a especialidade médica que apresenta um acompanhamento longitudinal da criança, desde seu nascimento até a adolescência. Apresenta duas áreas principais: puericultura (preventiva) e clínica (curativa), ambas interligadas. A consulta pediátrica é a base do exercício da pediatria onde supervisionamos o crescimento e desenvolvimento, diagnosticamos e tratamos patologias, orientamos e educamos os pacientes e seus familiares para uma adequada saúde. A mudança do perfil demográfico e epidemiológico gerou a inserção da prevenção de doenças crônicas, de acidentes e doenças infecciosas emergentes na grade curricular.
Os alunos apresentam, ao final do semestre, uma avaliação de seus atendimentos na forma de pôster. Com isto, tentamos estimular a utilização de métodos de pesquisa e iniciar a produção científica.
Os alunos apresentam, ao final do semestre, uma avaliação de seus atendimentos na forma de pôster. Com isto, tentamos estimular a utilização de métodos de pesquisa e iniciar a produção científica.
Objetivos
Conteúdo Programático
Bibliografia
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2025 / 1 | 30 | 18 |
Medicina (Bacharelado) Horários
|
AMILCARE ANGELO VECCHI Professor Regente CRISTIANE HALLAL DA SILVA Professor Regente LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES Professor Regente ELAINE PINTO ALBERNAZ Professor Regente JULIANA COSTA MAIA Professor Regente CECILIA FERNANDES LOREA Professor Regente DENISE CARRICONDE MARQUES Professor responsável pela turma FERNANDA FONTANA Professor Regente |
||||||
M2 | 2025 / 1 | 30 | 15 |
Medicina (Bacharelado) Horários
|
AMILCARE ANGELO VECCHI Professor Regente CECILIA FERNANDES LOREA Professor Regente CRISTIANE HALLAL DA SILVA Professor Regente DENISE CARRICONDE MARQUES Professor responsável pela turma ELAINE PINTO ALBERNAZ Professor Regente FERNANDA FONTANA Professor Regente JULIANA COSTA MAIA Professor Regente LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PUERICULTURA E PEDIATRIA I | Medicina (Bacharelado) |