Nome da Atividade
ODONTOLOGIA LEGAL E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
CÓDIGO
03500007
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A unidade proporcionará aos alunos conhecimentos teóricos na área de Odontologia Legal, envolvendo ducumentos odontológicos, perícia odontológica, datiloscopia, odontoscopia, rugoscopia palatina, código de ética odontológica, exercício da profissão: direitos e deveres, honorários e responsabilidade profissionais, especialização em odontologia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
Possibilitar a formação de um profissional clínico geral, com conhecimento da legislação vigente.

Objetivos Específicos:
Demonstrar conhecimento sobre: Os documentos de valor judicial de maior importância para o exercício da profissão. As normas e procedimentos periciais de competência do Cirurgião Dentista. Identidade e identificação, seus fundamentos básicos, sua importância, e os requisitos necessários e os diversos processos de identificação. O processo de identificação datiloscópica e sua importância na identificação. As rugas palatinas, sua classificação e sua importância na identificação.
Conceitos gerais, relações com outras áreas de conhecimento e sua importância para o exercício da odontologia. As leis civis, penais, trabalhistas e especiais que regulamentam o exercício da Odontologia no Brasil. Aspectos jurídicos que os honorários Profissionais poderão causar no relacionamento com os pacientes. A principal lei que regulamenta o exercício da profissão odontológica. A evolução histórica da especialização em odontologia e sua importância para a formação profissional.

Conteúdo Programático

Introdução ao Direito e a Moral
Leis da odontologia
Ética e código de ética
Documentos odontológicos
Bioética na odontologia
Perícias odontológicas
Métodos de identificação
Mercado de trabalho
Código de defesa do consumidor
Propaganda e marketing
Especialidades em odontologia
Profissionais em odontologia

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CÓDIGO CIVIL E PENAL BRASILEIRO. https://www.oas.org/juridico/mla/pt/bra/pt_bra-int-text-cp.pdf CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Código de Ética Odontológico. Rio de Janeiro, 2005. http://transparencia.cfo.org.br/wp-content/uploads/2018/03/consolidacao.pdf
  • DARUGE, E. Tratado de odontologia legal e deontologia. Rio de Janeiro Santos 2016 1 recurso online ISBN 9788527730655.

Bibliografia Complementar:

  • ARBENZ, G. O. Compêndio de Medicina Legal. Rio de Janeiro: Atheneu, 1983.
  • CAMPOS, A. O Profissional da Área Odontológica. Brasília, Centro Gráfico do Senado Federal, 1986.
  • CARVALHO, H. V. Compendio de medicina legal. São Paulo: Saraiva, 1987.
  • CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS. https://www.cpt.com.br/clt/consolidacao-das-leis-de- trabalho-completa-e-atualizada
  • ROVIDA, T. A. S. Noções de odontologia legal e bioética. 1. Porto Alegre Artes Médicas 2013 1 recurso online ISBN 9788536702100.

Página gerada em 24/04/2024 00:51:03 (consulta levou 0.119901s)