Nome da Atividade
ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS
CÓDIGO
11100079
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução ao Pensamento Matemático. Cálculo Proposicional: Definição e Método Dedutivo.
Cálculo de Predicados: Definição e Método Dedutivo. Teoria Elementar dos Conjuntos: definição,
propriedades e operações. Relações: definição; relação de equivalência; relações binárias; relações de ordem e funções.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Apresentar a principais características da ciência matemática, como ciência dedutiva, que estuda
padrões, que possui natureza abstrata e cuja validade ocorre por meio de uma linguagem formal e
do rigor lógico de provas (demonstrações). Introduzir conceitos de lógica matemática de maneira
prática, de forma a auxiliar no desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, organizado e
dedutivo. Desenvolver conteúdos de Introdução à Álgebra utilizando a Lógica Matemática na
resolução de problemas e na demonstração de propriedades.

Objetivo(s) Específico(s)–
Desenvolver as primeiras noções do Cálculo Proposicional e de Predicados, iniciando o aluno
na linguagem matemática e no pensamento abstrato dedutivo.
– Desenvolver a Teoria Elementar dos Conjuntos, Relações e Funções, exercitando o raciocínio
lógico e a linguagem matemática para demonstração de propriedades.
– Propiciar a assimilação da linguagem da matemática contemporânea, através dos estudos
das operações lógicas e das ideias fundamentais dos conjuntos.
– Estabelecer paralelos entre a álgebra de conjuntos e o cálculo proposicional.
– Inter-relacionar os conteúdos da disciplina de modo que possam ser visualizadas suas
características fundamentais e algumas de suas utilizações em outras disciplinas do curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • IEZZI, G.;Domingues, H. H.Álgebra Moderna. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN 9788547223076. E-book.
  • CUNHA, M. O.;Machado, N. J. Lógica e Linguagem Cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntic HN, M. Introdução à Álgebra. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2019. ISBN 9788551306567. E-book.
  • RIPOLL, J. B.; Ripoll, C. C.; Silveira, J.F.P. Números Racionais, Reais e Complexos. Editora UFRGS, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/212829/000783342.pdf. E-book.

Bibliografia Complementar:

  • ALENCAR FILHO, E. Iniciação a lógica matemática.São Paulo: Nobel, 1995.
  • BISPO, C. A. F; Castanheira, L. B; FILHO, O. M. S. Introdução à Lógica Matemática. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. ISBN 9788522115952. E-book.
  • MENEZES, P. B. Matemática discreta para computação e informática -UFRGS. V.16. Porto Alegre: Bookman, 2013. ISBN 9788582600252. E-book.
  • NOLT, J.; Rohatyn, D. Lógica. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. (Coleção Schaum).
  • SILVA, J. C; Gomes, O. R. Estruturas Algébricas para Licenciatura: Fundamentos de matemática. São Paulo: Blucher, 2017. ISBN 9788521210719. E-book.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO À LÓGICA Matemática (Licenciatura - Noturno)
INTRODUÇÃO À LÓGICA Matemática (Licenciatura)

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