Nome da Atividade
MATEMÁTICA SOCIOCULTURAL
CÓDIGO
11260037
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos relativos à sociologia e à antropologia da matemática e da educação matemática, considerando os aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica. Implicações da compreensão dos aspectos mencionados na prática docente, a partir da realização de uma investigação de práticas matemáticas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral(ais): Problematizar a matemática dos diferentes grupos sociais, étnicos e culturais inseridos na Escola Básica.

Específico(s): Discutir aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, à luz da sociologia e da antropologia; Realizar investigação de práticas matemáticas em espaços educativos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FONSECA, M.C.F.R. Relações de Gênero Educação Matemática e Discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582178379 [Livro eletrônico]
  • KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788565381604 [Livro eletrônico]
  • MARQUES, S. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: LTC. ISBN 978-85-216-2115-7 [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • CARBONELL, J. Pedagogias do Século XXI: bases para a inovação educativa. Porto Alegre: Penso. ISBN 9788584290871 [Livro eletrônico]
  • FONSECA, M.C.F.R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica. ISBN 9788582179031 [Livro eletrônico]
  • HECHT, Y. Educação Democrática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788551300022 [Livro eletrônico]
  • HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536308678 [Livro eletrônico]
  • VALLE, J. W. Ressignificando a Deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH. ISBN 9788580553437 [Livro eletrônico]

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M15 2024 / 2 17 10 Matemática (Licenciatura - Noturno)
Matemática (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
DIOGO FRANCO RIOS
Professor responsável pela turma

DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II Matemática (Licenciatura - Noturno)
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 21/11/2024 06:06:45 (consulta levou 0.123291s)