Nome da Atividade
ESTÁGIO II
CÓDIGO
11260039
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC)

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):

Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da educação básica.

Objetivo(s) Específico(s):

- Observar aulas em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;

- Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para os anos finais do ensino fundamental a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma e em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

- Lecionar matemática em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;

- Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;

- Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
  • LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
  • NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica. ISBN 9788582178782 [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • CHAMBERS, P. Ensinando matemática para adolescentes. Porto Alegre Penso. ISBN 9788584290260 [Livro eletrônico]
  • HUETE, J. C. S. O ensino da matemática fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre ArtMed. ISBN 9788536308395 [Livro eletrônico]
  • KRAUSE, Ester velar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. Dissertação (Mestrado de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação/UFPEL. Disponível em:
  • LEITE, V. C. A constituição do eu-docente ma formação inicial através dos Estágios Supervisionados. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em:
  • PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. São Paulo Autêntica [Livro eletrônico]
  • PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I Matemática (Licenciatura - Noturno)
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 24/07/2024 22:50:33 (consulta levou 0.101901s)