Nome da Atividade
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA
CÓDIGO
11090083
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de artigos, dissertações e teses sobre pesquisa no Ensino de Física. Estrutura de projetos de pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa no Ensino de Física. Comunicação da Pesquisa. Ética na pesquisa social.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios para ação investigativa dos futuros professores de Física, procurando mostrar a importância do professor-pesquisador na sala de aula e da possibilidade de ação transformadora com relação às demandas sociais, tais com meio ambiente, diversidade e inclusão.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de Ciências. Campo Grande: UFMS, 2013. 172 p. Recurso online.
  • LUDKE, Menga. Pesquisa em educação abordagens qualitativas. 2. Rio de Janeiro E.P.U. 2013. Recurso online.
  • MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos à luz do vê epistemológico de Gowin. São Paulo: EPU, 1990. 94 p.

Bibliografia Complementar:

  • FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª Edição Revisada. São Paulo: Autores Associados, 2012. 228p.
  • DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997. 120 p.
  • GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. Grupo GEN, 2017. Recurso online.
  • THIOLLENT, Michel. Action research and participatory research: an overview. International Journal of Action Research, v. 7, n. 2, p.160-174, 2011. Disponível em: https://web-b-ebscohost.ez66.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=3&sid=fd730373-383c- 4325-8918-ad01747ff756%40sessionmgr102. Acesso em: 28 set. 2021.
  • THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, Universidade e sociedade. Revista Mbote, v. 1, n. 1, p. 42-66, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/mbote/issue/view/498. Acesso em: 05 set. 2021.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Física. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/. Acesso em: 03 set. 2021.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica. Acesso em: 03 set. 2021.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA Física (Licenciatura)

Página gerada em 28/03/2024 16:19:02 (consulta levou 0.117007s)