Nome da Atividade
ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA I
CÓDIGO
17350120
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Observação na instituição escolar para conhecimento da estrutura, gestão, projeto político pedagógico, docentes e organização didático-pedagógica do campo de ensino da Física. Estudos de temas para suporte à formulação de um projeto de estágio: Identidade Docente; Profissão Docente; PCN’s e BNCC; Ensino de Ciências, Currículo e Livro Didático; Gestão e Inclusão escolar; Planejamento, Prática Pedagógica e Aprendizagem; Saber científico, Experimentos e Avaliação.

Objetivos

Objetivo Geral:

O Estágio em Ensino de Física I é uma atividade teórica profundamente articulada com a prática na escola e tem como foco tornar o licenciando capaz de elaborar um projeto de ensino a ser desenvolvido no estágio acadêmico. Tem como proposta a realização de
observações no campo profissional a partir de um grupo de temas formadores: estrutura, gestão, projeto político pedagógico, docentes e organização didáticopedagógica do campo de ensino da Física. Na disciplina, ainda, serão promovidos estudos sobre a Identidade e a Profissão Docente, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo escolar e o ensino de ciências. Temas como inclusão escolar, planejamento do trabalho pedagógico, metodologias de ensino e avaliação complementam o objetivo da disciplina. É fundamental que os licenciandos observem se há, na escola, usuários da LIBRAS, projetos de educação ambiental e políticas de gestão para a inclusão e os direitos humanos que consideram a diversidade étnico-racial, cultura afro-brasileira e africana, diferença e igualdade de gênero, sexual, religiosa e faixa geracional e direitos educacionais de adolescentes e jovens.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bnccensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. GATTI, Bernardete A. Gatti. Formar professores no Brasil: contradições, políticas e perspectivas. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ngnq4/pdf/sangenis-9788575114841-09.pdf. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias -Coordenador da Área: Luís Carlos de Menezes http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Consultado em 23/04/2013. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio +: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (FÍSICA). http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_FIS.pdf. Consultado em 23/04/2013.

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2.pdf. FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, S. P: Papirus, 2007.117 NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. SOUZA, João Valdir Alves de e GUERRA Rosangela (organizadores). Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, Papirus, 2007

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÉ-ESTÁGIO Física (Licenciatura)

Página gerada em 21/04/2024 17:46:04 (consulta levou 0.105325s)