Nome da Atividade
				HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA II
				CÓDIGO
				11090091
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
A emergência da Mecânica Analítica. A História da Termodinâmica, de Galileu a Kelvin. A História do Eletromagnetismo, de Gilbert a Hertz. A emergência da Mecânica Estatística. Interpretar as teorias do período histórico entre o século XVIII e o século XX em termos dos conceitos filosóficos-pedagógicos fundamentais no escopo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência. Contribuição das mulheres e de cientistas americanos (incluindo as três Américas) e africanos para a evolução do conhecimento.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Preparar o aluno para situar a Física em seu contexto filosófico-pedagógico, no sentido de articular historicamente o desenvolvimento de conceitos fundamentais com as visões de mundo vigentes em cada período, no intervalo histórico entre o século XVIII e o século XX, incluindo as contribuições dos povos árabes e africanos para a evolução do conhecimento. Revisão da contribuição das mulheres para este processo. Visa também interpretar as teorias desse período em termos dos conceitos filosóficos fundamentais no escopo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ROCHA, J. F. (Org.) Origens e evolução das ideias da física. Salvador: EDUFBA, 2011.
 - PAIS, Abraham. Sutil é o Senhor: a ciência e a vida de Albert Einstein. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. 637 p.
 - EINSTEIN, Albert. A evolução da física. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
 - KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. 323 p. (Coleção debates; 115).
 - CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 2017. 224 p.
 
Bibliografia Complementar:
- BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
 - POPPER, Karl Raimund Sir. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2014. 454 p.
 - KUHN, Thomas S. O caminho desde a estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfica. São Paulo: Ed. UNESP, 2006. 402 p.
 - JAMMER, Max. Conceitos de força: estudo sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2011.
 - RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1987. 4v.
 - MENEZES, Débora. P. Mulheres na Física:a realidade dos dados. Caderno Brasileiro de Física, v.34, n.2, p. 341-343, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p341/34625. Acesso em: 03 set. 2021.
 - ROSA, Katemari; ALVES-BRITO, Alan; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1440-1468, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74989/44934. Acesso em: 03 set. 2021.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| T1 | 2025 / 2 | 2 | 1 | 
Física  (Licenciatura)  Horários 					
  | 
					
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| HISTÓRIA E FILOSOFIA DA FÍSICA II | Física (Licenciatura) |