Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO II
CÓDIGO
10900138
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Médio, com ênfase na reflexão crítica a respeito da experiência de regência na
disciplina de História na escola.
disciplina de História na escola.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Oportunizar momentos de reflexão e discussão sobre a experiência de regência de classe realizada pelos/as discentes na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, problematizando diferentes aspectos da prática pedagógica.
Objetivos específicos:
- Compreender a sala de aula como um espaço sociocultural multirreferencial de aprendizagem;
- Estimular o debate reflexivo com base na teoria e na prática vivenciada na
escola, considerando os processos de ensino aprendizagem e as especificidades das culturas juvenis.
- Oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre os/as discentes estagiários/as, a partir de suas experiências em diferentes espaços escolares.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BITTENCORT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: 907 S115 (BCS) DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares [org.]. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wpcontent/uploads/2015/01/livro-completo_juventude-e-ensino-medio_2014.pdf SEFFNER, Fernando; et all. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do Ensino Médio. Estudos INEP, volume 95, número239, jan/abr. 2014. p. 152-174. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-6681201400010000
Bibliografia Complementar:
- BARROSO, Vera Lúcia Maciel et al. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gtensinohistoriaedurs/livro-ensino-dehistoria-desafios-contemporaneos/ CAMPI. Helenice. Ensinar história no século XXI: dilemas curriculares. Exposição na Mesa Redonda ocorrida no XX Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo, em Franca, em 10/09/2010. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11917 CARRETERO, Mario & outros. Ensino da História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de chamada: 907 E59 (BCS) FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - número de registro 372. F676c. (BCS) LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/generosexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 25 | 16 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
WILIAN JUNIOR BONETE Professor responsável pela turma |
||||||
P2 | 2024 / 2 | 25 | 17 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ALESSANDRA GASPAROTTO Professor responsável pela turma |
||||||
P99 | 2024 / 2 | 1 | 1 |
História (Licenciatura - Noturno) |
WILIAN JUNIOR BONETE Professor responsável pela turma |