Nome da Atividade
PRIMEIROS SOCORROS
CÓDIGO
07420016
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A cadeira optativa de Primeiros Socorros do Departamento de Clínica Médica (DCM) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma atividade curricular a ser oferecida para discentes de toda a Universidade em formato remoto tendo em vista as restrições presenciais impostas no presente ano de 2020 pela pandemia de coronavírus. A cadeira desenvolve aspectos cognitivos do reconhecimento e do manejo das principais situações de Primeiros Socorros, que o leigo pode se deparar. Todas as orientações apresentadas são referenciadas à Diretriz de Primeiros Socorros publicada pela American Heart Association e pelo American Red Cross de forma gratuita na Internet.

Objetivos

Objetivo Geral:

desenvolver nos estudantes e aprimorar nos monitores conhecimentos sobre o reconhecimento e o manejo de situações Primeiros Socorros, ou seja, aquelas em que a vítima precisa do reconhecimento e do manejo inicial sem ou com mínimo equipamento no sentido de impedir a lesão ou minimizar as sequelas.

Objetivo 1: Primeiros Socorros de situações médicas, como por exemplo, auxiliar uma pessoa asmática em crise.
Objetivo 2: Primeiros Socorros de situações traumáticas, como por exemplo, auxiliar uma pessoa que tenha torcido o tornozelo.
Objetivo 3: Primeiros Socorros de situações ambientais, como por exemplo, auxiliar uma pessoa que tenha sofrido um acidente com mãe dágua.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • American Heart Association e pelo American Red Cross de forma gratuita na Internet.

Página gerada em 29/03/2024 06:04:40 (consulta levou 0.049328s)