Nome da Atividade
AÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO EM MUSEUS I
CÓDIGO
10790172
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Ação Cultural e Educativa em Museus I propõe conhecer e estudar práticas educativas que acontecem em museus e instituições culturais e que têm seu foco no patrimônio. Também propõe refletir sobre o papel da educação para o patrimônio dentro destas instituições e para seus diferentes públicos e sobre os elementos necessários à concepção e elaboração de projetos de ação educativa. Para tanto, serão estudados diversos temas: educação para o patrimônio no Brasil; diferentes metodologias, experiências, materiais e projetos de educação para o patrimônio; educação museal em instituições de diferentes tipologias; avaliação e observação de ações educativas. A disciplina se vale de bibliografia mas também de materiais e jogos da Mediateca do LEP – Laboratório de Educação para o Patrimônio; da observação de ações educativas em museus locais e do acompanhamento de experiências on line.

Objetivos

Objetivo Geral:

Debater conceitos de educação em museus. Conhecer experiências educativas de diversas instituições museais. Refletir sobre o papel da ação educativa na relação patrimônio cultural, museu e sociedade; Discutir e analisar a dimensão pedagógica dos museus, e as estratégias e metodologias utilizadas em diferentes contextos; Discutir e analisar propostas de projetos, a partir do referencial teórico e das experiências apresentadas; Desenvolver projetos educativos para instituições culturais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HORTA, Maria de Lourdes; GRUNBERG, Evelina. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN ; Rio de Janeiro : Museu Imperial, 1999. MUSAS: revista brasileira de museus e museologia. Brasília: José Neves Bittencourt,2004.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, Maria Helena R. - Ações educativas em museus de arte: entre políticas e práticas, 2012. CASTRO, F; SOARES,O; COSTA, A. Educação museal : conceitos, história e políticas. Rio de Janeiro : Museu Histórico Nacional, 2020. CURY, MARÍLIA X. Educação em Museus: Panorama, Dilemas e Algumas Ponderações, 2013. LIRA, Daniela. Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas, 2016. MARANDINO, et alii. A educação em museus e os materiais educativos, 2016. MARANDINO, Martha. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências, 2004. PINHEIRO, Aurea. Patrimônio cultural e museus: por uma educação dos sentidos, 2015.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 35 0 Museologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
CARLA RODRIGUES GASTAUD
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
AÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO EM MUSEUS I Museologia (Bacharelado)

Página gerada em 28/03/2024 19:44:14 (consulta levou 0.140695s)