Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL
CÓDIGO
10770011
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata a Geografia e cronologia da Antiguidade Grega e Romana, seus aspectos político-jurídicos e socioeconômicos e os aspectos culturais e imaginário.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender a singularidade do Mundo grego no processo histórico ocidental, com suas especificidades históricas na produção de aspectos políticos e culturais determinantes para o surgimento de um mundo sustentado sobre as bases humanistas, distinto das experiências históricas orientais que o precederam.
- Compreender o quadro geral de desenvolvimento das diversas fases do processo histórico grego (períodos creto-micênico, homérico, arcaico, clássico e helenístico).
- Compreender a particularidade da experiência grega, sustentando-se numa visão articulada dos fatores, de um lado, políticos, sociais e econômicos, e, de outro, os fatores culturais, imaginários e mentais.
- Compreender a particularidade da experiência grega não como uma experiência isolada no tempo e no espaço, mas entendo seus liames cronológicos e geográficos com as culturas do Oriente Próximo que a precederam (no passado) e com as quais realizam trocas (na contemporanedade).
- Desenvolver contato com as fontes primárias escritas, através do acesso aos textos clássicos, de forma integral ou parcial.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUSTIN, Michel & VIDAL-NAQUET, Pierre. Economia e Sociedade na Grécia Antiga. Lisboa, Ed. 70, 1986. FINLEY, Moses Isaac. O mundo de Ulisses. Lisboa: Presença, 1988. FLORENZANO, Maria Beatriz B. Nascer, Viver e Morrer na Grécia Antiga. São Paulo: Atual, 1996. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma. 4. ed. (Série Repensando a história). São Paulo: Contexto, 2006. MOSSÉ, Claude. Atenas: A história de uma democracia. Brasília : UNB, 1982.

Bibliografia Complementar:

  • BERNAL, Martin. Black Athena: the afroasiatic roots of classical civilization. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1987. JONES, Peter. O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense. São Paulo: Martins Fontes, 1997. VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. RJ: Bertrand do Brasil, 1985. Fontes: HERÓDOTO. Historia. Brasília: Ed. da UnB, 1985. TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Ed. Universidade de BrasÍlia, 1982.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2021 / 2 420 245 História - Polo Agudo (Licenciatura)
História - Polo Constantina (Licenciatura)
História - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
História - Polo Picada Café (Licenciatura)
História - Polo Quaraí (Licenciatura)
História - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
História - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
História - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
História - Polo Sapiranga (Licenciatura)
História - Polo Sobradinho (Licenciatura)
História - Polo Três Passos (Licenciatura)
FABIO VERGARA CERQUEIRA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 23/01/2022 06:05:11 (consulta levou 0.051111s)