Nome da Atividade
ESTUDOS DAS INFÂNCIAS
CÓDIGO
17350144
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos das infâncias e das crianças. Perspectivas teórico-conceituais e contribuições da História da infância, da Sociologia da infância, da Antropologia da criança, da Psicologia Cultural, da Filosofia. Conceitos emergentes e suas implicações na Pedagogia: educação e cuidado da criança e da infância, participação, culturas infantis e culturas escolares. Declaração Universal dos Direitos Humanos e Direitos das Crianças.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender os estudos das infâncias e das crianças a partir das contribuições da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia Cultural, da Filosofia e da História. Analisar os conceitos de culturas infantis, culturas escolares e participação das crianças frente ao educar e cuidar das crianças considerando as questões de gênero e étnico-raciais. Conhecer os direitos humanos e os direitos das crianças e discutir suas implicações para a prática educativa.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea Braga (org.) O plural da infância: aportes da sociologia. São Paulo: EdUFSCAR, 2010.
- CANDAU, Vera Maria et al. (org.) Sou criança: tenho direitos. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 3ed. Rio de Janeiro: 7letras, 2010.
- KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
- SILVA, Léa S. Pinto; LOPES, Jader Janer Moreira (Org.). Diálogos de pesquisas sobre crianças e infâncias. Niterói: UFF, 2010.
- MÜLLER, Verônica Regina. História de crianças e infâncias: registros, narrativas e vida privada. Petrópolis: Vozes, 2007.
Bibliografia Complementar:
- BAZILIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2011.
- BUSSOLETTI, Denise Marcos; MEIRA, Mirela Ribeiro; GARCIA PASTOR, Begoña (org.). Infância: ética, estética e criação. Pelotas: Ed. Universitária UFPel, 2011.
- DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
- SOUZA, Gizele de (org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.
- VANTI, Elisa dos Santos. Lições da infância: reflexões sobre a história da educação infantil. Pelotas: Seiva Publicações, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 61 | 52 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |