Nome da Atividade
ESPAÇOS, TEMPOS E SOCIEDADE NAS INFÂNCIAS II
CÓDIGO
17350153
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
As Ciências Humanas como campo de estudos na educação infantil e no início dos anos iniciais: tendências e pressupostos teórico-metodológicos. A construção de conceitos e noções vinculados ao espaço, ao tempo, à cultura e ao grupo social, os quais devem incluir a cultura afro-brasileira e indígena. Propostas pedagógicas para a educação infantil e os primeiros dois anos dos anos iniciais, tendo como base noções espaciais, temporais e relações sociais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Abordar conceitos e noções para a compreensão dos processos históricos, culturais e geográficos, considerando procedimentos de observação, descrição, comparação e registro. Explorar conceitos e noções da área das ciências humanas, incluindo a história e a cultura afro-brasileira e indígena, tendo em conta mudanças e permanências, semelhanças e diferenças.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BITTENCOURT, Circe Maria (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2013.
- CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.) Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre, Editora Mediação, 2000.
- LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
Bibliografia Complementar:
- CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras ; Secretaria Municipal de Cultura ; FAPESP, 2006.
- FELINTO, Renata (org). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos: religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
- HICKMANN, Roseli (org.). Estudos Sociais: outros sabores, outros sabores. Porto Alegre: Mediação, 2002.
- SILVA, Dakir Larara Machado da; GOULART, Ligia Beatriz; ROSSATO, Maíra Suertegaray; REGO, Nelson. Práticas pedagógicas em Geografia: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, Edelbra, 2013.
- GIL, Carmem Zeli de Vargas; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Práticas pedagógicas em História: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, Edelbra, 2012.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 35 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
LIGIA CARDOSO CARLOS Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENSINO-APRENDIZAGEM CONHEC. ESCOLARIZAÇÃO V | Pedagogia (Licenciatura) |
ENSINO-APRENDIZAGEM CONHEC. ESCOLARIZAÇÃO V | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |