Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA I
CÓDIGO
17360106
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fundamentos da Educação Especial. Significados da normalidade e discursos que produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Aspectos conceituais, históricos e legais da Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares. Direitos humanos e suas influências para os direitos das pessoas com deficiências e para a constituição das Políticas de Educação Inclusiva e documentos legais (nacionais e internacionais).
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva. Problematizar a constituição da anormalidade nos discursos científico e educacional e as formas de nomeação e classificação que inventam a alteridade deficiente. Analisar a história das lutas dos movimentos das pessoas deficientes e os Direitos Humanos e suas implicações nas políticas educacionais inclusivas.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva. Com os pingos nos “is”. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Beolo Horizonte: Autêntica, 2013 (recurso online)
- SKLIAR, Carlos (org.) Educação & exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. 7ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
- STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão. Um guia para Educadores. Trad. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Bibliografia Complementar:
- BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
- PIECZKOWSKI, Tania Mara; NAUJORKS, Maria Ines (orgs). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó/SC: Argos, 2014.
- Revista Educação em Revista. Dossiê Educação inclusiva: das políticas às práticas educacionais, v. 27, n.41, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2011.
- Revista Momento - Diálogos em Educação. Dossiê Políticas de Inclusão na contemporaneidade, v. 29, n.1, 2020.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 46 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA E PRÁT. PEDAG. ANOS INIC. ENS. FUND.VII | Pedagogia (Licenciatura) |