Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MUSICAL
CÓDIGO
17350161
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Formação musical e pedagógico-musical. Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Musical. Experiências musicais: percepção, apreciação, improvisação, composição, interpretação e execução. Gêneros musicais. Repertório musical.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as propriedades do som; a confecção de instrumentos musicais; os diferentes gêneros musicais; a percepção sonora; a apreciação musical ativa; as atividades rítmicas; as canções folclóricas e parlendas; a composição e improvisação musicais; a exploração e utilização de instrumentos musicais e objetos sonoros.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRITO, Teca de Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
- ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013.
- ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita M. Vander (Org.). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013
Bibliografia Complementar:
- BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- GRANJA, Carlos Eduardo de Souza Campos. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação.2. ed. São Paulo: Escrituras, 2008. (Coleção Ensaios transversais).
- JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2005. (Pensamento e ação no magistério).
- PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 47 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
EDSON PONICK Professor responsável pela turma |