Nome da Atividade
				ENSINO DA LÍNGUA MATERNA I
				CÓDIGO
				17350168
				Carga Horária
				45 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Linguística e o ensino da língua materna. A competência comunicativa e as relações entre fala e escrita. Sintaxe, morfologia e fonologia e suas relações com o ensino de linguagem nos anos iniciais.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir o papel da linguística na formação de professores do ensino fundamental. Conceituar a competência comunicativa. Refletir a respeito das semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita. Caracterizar as áreas da gramática. Abordar aspectos relativos à sintaxe considerando o ensino (constituição dos sintagmas, frases, textos). Analisar a relação entre a sintaxe e a pontuação. Abordar aspectos relativos à morfologia considerando o ensino (caracterização dos morfemas derivacionais e flexionais, processos de formação de palavras e flexão de gênero e número). Estudar as relações entre morfologia e ortografia. Abordar aspectos relativos à fonologia considerando o ensino (caracterização dos níveis fônico e gráfico estudo das relações entre fonemas e grafemas e entre sons e letras). Discutir a relação entre acento prosódico e gráfico. Analisar o sistema ortográfico do português.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRAUNER, Wânia; BLANK, Lígia; BRAUNER, Flora; DIAS, Maria. O ensino da gramática e da composição no 1º grau – uma proposta de trabalho. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária (UFPel), 1988.
 - CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10a ed. São Paulo: Scipione, 2003.
 - LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.
 
Bibliografia Complementar:
- BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2005.
 - MIRANDA, Ana R. M.; CUNHA, Ana P. N.; DONICHT, Gabriele. (Orgs.). Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. 1ª ed. Pelotas: Editora UFPel, 2017.
 - TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 9ed. São Paulo; Cortez, 2003.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| T1 | 2025 / 2 | 35 | 33 | 
Pedagogia  (Licenciatura - Noturno)  Horários 					
  | 
					
BRUNA DA ROSA DE LOS SANTOS Professor responsável pela turma  | 
				
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| TEORIA E PRÁT. PEDAG.DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.V | Pedagogia (Licenciatura) | 
| TEORIA E PRÁT. PEDAG.DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.V | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |