Nome da Atividade
ENSINO DA LÍNGUA MATERNA II
CÓDIGO
17350178
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aspectos relacionados ao ensino da língua portuguesa e da gramática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como construção de métodos alternativos para abordagem da língua portuguesa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Utilizar os conceitos de regularidades e irregularidades com adequação percebendo o seu papel importante na intervenção ortográfica. Dar-se conta da contribuição da morfologia e da semântica na geração de escrita corretas. Perceber a relação estreita existente entre pontuação e significado. Identificar a diferença entre compreensão textual e interpretação textual. Refletir sobre a técnica de ditados. Propor atividades que contemplem os tópicos estudados em aula.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ELIAS, Vanda M.(org.) Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
  • MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. Ática, 2003.
  • TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 9ª ed. São Paulo; Cortez, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • ANTUNES, Irandé. Aula de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
  • ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
  • NEVES, Maria Helena M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁT. PEDAG.DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.V Pedagogia (Licenciatura)
TEORIA E PRÁT. PEDAG.DOS ANOS INIC.DO ENS.FUND.V Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 21/11/2024 06:05:46 (consulta levou 0.120251s)